Notícias

Equipe da Semmam age no monitoramento costeiro e ecossistemas

Publicada em 11/04/2017, às 16h49

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Ação de monitoramento na baía de Vitória
Equipe realizou uma ação em todo o circuito náutico da baía do Espírito Santo
Divulgação Semmam
Ação de monitoramento na baía de Vitória
Fiscais conseguiram resgatar uma rede fantasma com pouco mais de 100 metros

A recém-criada Coordenação de Monitoramento Costeiro e Ecossistemas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços realizou, no último final de semana, uma ação em todo o circuito náutico da baía do Espírito Santo, incluindo Curva da Jurema e manguezal.

Em um período de seis horas de ações, a coordenação registrou a presença de 50 embarcações praticando a pesca com linha, sendo feitas abordagens a duas embarcações que estavam se preparando para usar redes de emalhe. Com a abordagem e as orientações legais e proibitivas desse tipo de pesca, a ação foi evitada.

Durante o trabalho de monitoramento, os agentes fiscais da Gerência de Fiscalização, que estavam atuando junto com a nova coordenação, conseguiram resgatar de dentro das águas do manguezal, em Santo Antônio, uma rede fantasma com pouco mais de 100 metros.

As redes fantasmas são consideradas um perigo para a fauna marinha, pois, quando são perdidas e ficam impossibilitadas de serem resgatadas - daí a origem do nome de rede fantasma -, acabam provocando mortes diárias de uma variedade enorme de animais que acidentalmente se prendem à rede e morrem.

Pesca de anzol

"Observamos o crescimento do número de embarcações praticando a pesca de anzol, assim como o retorno de algumas práticas esportivas náuticas que, por conta de redes que antes eram armadas, eram inviabilizadas, como stand up, windsurf e outros, além de competições a vela e o passeio de barcos pelo litoral", destacou o coordenador de Monitoramento Costeiro e Ecossistemas, Paulo Pinheiro Rodrigues.

Pesca proibida

Uma das metas do monitoramento embarcado é atuar na prevenção de pesca com redes proibidas na baía, evitando o crime ambiental com a atuação preventiva. "Essa nova coordenação terá uma importância fundamental na nova gestão ambiental de Vitória, como gerir o Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro, administrar e coordenar atividades para unidades de conservação, além de outras ações. Antes de agir punitivamente, agiremos sempre de forma educacional e preventiva, realizando o monitoramento", destacou o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel Zouain.

Trajeto

O trajeto realizado pelo monitoramento partiu da Praia do Canto, próximo ao Iate Clube, Curva da Jurema, indo até o final da praia de Camburi. Em seguida, a equipe entrou no canal de Vitória, Porto de Vitória, Santo Antônio, restante de toda a baía noroeste, até a Ilha das Caieiras. Ainda rodeou a Estação Ecológica Ilha do Lameirão, manguezal, Maria Ortiz e Goiabeiras, entrando no Canal da Passagem (próximo à Ufes) e finalizou a ação em Camburi.

Divulgação Semmam
Ação de monitoramento na baía de Vitória
Uma das metas do monitoramento embarcado é atuar na prevenção de pesca com redes proibidas na baía
Divulgação Semmam
Ação de monitoramento na baía de Vitória
Mapa mostra o monitoramento embarcado feito pela equipe durante os trabalhos preventivos

Voltar ao topo da página