Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Encontro reúne 100 patrulheiros mirins no Cajun de Nova Palestina

Publicada em 12/04/2019, às 16h34 | Atualizada em 12/04/2019, às 16h51

Por Edlamara Conti (econti@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Josué de Oliveira


Divulgação Semas

Encontro de Patrulheiros Mirins

Crianças e adolescentes participaram do I Encontro de Patrulheiros Mirins no Cajun de Nova Palestina (Ampliar imagem)

Divulgação Semas

Encontro de Patrulheiros Mirins

Jovens participaram de atividades lúdicas e interativas sobre civismo e cidadania (Ampliar imagem)

As ruas de Nova Palestina ganharam um movimento diferente na noite desta quinta-feira (11). Crianças e adolescentes da unidade local do Cajun e da comunidade de São Benedito desfilaram pelo bairro, marchando e recitando bordões. O desfile fez parte da programação do I Encontro de Patrulheiros Mirins, projeto social e educacional desenvolvido há três anos por policiais militares voluntários.

Moradores aplaudiram das janelas e muitos foram para a rua ver de perto, fotografar e aplaudir o pequeno batalhão de patrulheiros. Durante as atividades da noite, crianças a partir de 6 anos de idade até adolescentes de 15 anos demonstraram o mesmo empenho na execução dos exercícios, para orgulho das famílias que assistiram à programação.

"No projeto, a gente aprende muitas coisas que ajudam na escola e em casa. E a gente se diverte muito com os amigos também", disse o porta-bandeira da marcha, Matheus Pires, de 8 anos de idade, participante do Cajun Nova Palestina.

Para Inês Letícia Rodrigues, da turma do bairro São Benedito, os patrulheiros aprendem a valorizar a escola, a família e a vida em comunidade. "Alguns pais relatam que o diálogo com as crianças melhorou, que elas aprenderam a ser mais respeitosas e responsáveis em casa", conta.

Projeto em expansão

Idealizador do projeto, o subtenente Marcilio Suhett do Amaral comandou a programação e falou da importância de iniciativas como essa e do apoio da sociedade. "Há quase quatro anos, era apenas uma ideia e um grupo de policiais pensando como viabilizá-la. Hoje temos 100 crianças e adolescentes aqui realizando atividades saudáveis e compreendendo mais sobre cidadania. Queremos crescer para que mais crianças possam ter essa mesma oportunidade", disse.

Divulgação Semas

Patrulha Mirim

Inês Letícia destacou que os patrulheiros aprendem a valorizar a escola, a família e a vida em comunidade (Ampliar imagem)

Divulgação Semas

Patrulha Mirim

"Temos 100 crianças e adolescentes aqui realizando atividades saudáveis e compreendendo mais sobre cidadania", disse o subtenente Marcilio Suhett (Ampliar imagem)

Para a coordenadora do Serviço de Convivência para Criança e Adolescente, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Anacyrema Silveira, o projeto promove atividades lúdicas e interativas que envolvem temáticas como respeito, convivência social e educação ambiental.

"Essas temáticas são tratadas permanentemente nas 14 unidades de Cajuns de Vitória. E as crianças ficam empolgadas quando visitam lugares, como o Batalhão e o Corpo de Bombeiros. Elas interagem com profissionais, que despertam a curiosidade e o interesse delas", explicou.

Homenagem

O comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Geovânio Silva Ribeiro, foi homenageado pelas crianças. Elas produziram cartazes de agradecimento pelo projeto, mas também pediram para aumentar o número de turmas e de participantes.

"Quem dera todas as crianças do Brasil pudessem estar conosco, entendendo as responsabilidades e os desafios dessa farda. Meu desejo é que o projeto também cresça, para que toda a sociedade possa ouvir esse grito de guerra de vocês", disse o comandante. E as crianças responderam em coro: "Força, honra e determinação. Vamos transformar o futuro da nação".

Parcerias

A Patrulha Mirim é desenvolvida pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e o Rotary Clube Praia do Canto.

O objetivo do projeto, criado em 2017, é reforçar de valores e vínculos sociais, familiares e esportivos e com a cultura de paz. Crianças e adolescentes participam de atividades lúdicas e interativas sobre civismo e cidadania, educação ambiental, primeiros socorros e prevenção de acidentes, além de ações ligadas ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Divulgação Semas

Encontro de Patrulheiros Mirins

(Ampliar imagem)

Divulgação Semas

Encontro de Patrulheiros Mirins

(Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site