Notícias

Encontro da Família reforça direitos de crianças e adolescentes nos Cajuns

Publicada em 17/06/2019, às 13h58 | Atualizada em 17/06/2019, às 15h29

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Paula M. Bourguignon
Encontro de Família nos Cajuns
Cajun do Morro do Quadro promoveu Encontro de Família nesta segunda
Paula M. Bourguignon
Encontro de Família nos Cajuns Personagem Jenifer
Jenifer Miranda participou da ação com o filho Samuel

Integração, afeto e fortalecimento de vínculos são as marcas do Encontro da Família, promovido nas 14 unidades do Cajun neste mês, com a temática "Direito de Ser". A ação teve início nesta segunda (17), no Cajun do Morro do Quadro.

A atividade permite que as famílias reflitam e conversem com psicólogas e assistentes sociais dos equipamentos sobre como são construídas as relações de afeto no lar. Além disso, os familiares têm a chance de conhecer as oficinas desenvolvidas nos Cajuns.

"Acho que é muito importante esse momento de diálogo. Podemos entender como está sendo a convivência dele com os outros. Por ser filho único, ele precisa aprender a dividir o espaço com as outras crianças. Isso contribui para a socialização e para ele ter respeito pelos demais", disse Jenifer Miranda Costa Cardoso, 27 anos, mãe do Samuel, de 8 anos, que faz aulas de capoeira, dança e artes.

Aproximação

"Queremos aproximar as famílias dos nossos equipamentos para elas entenderem a realidade que eles estão inseridos. Muitos pais e familiares, às vezes, desconhecem os direitos que as crianças e os adolescentes têm e reproduzem comportamentos que eles tiveram ou vivenciaram na infância deles, entendendo que isso é resguardar o direito. Queremos que eles entendam que o 'Direito de Ser' da criança e do adolescente é o direto a sonhar e de vivenciar na sua infância. Isso pode influenciar no adulto caso os menores tenham seus direitos neglicenciados", comentou a supervisora técnica dos Cajuns, Romana Pestana Oliveira.

Diferença

"O Encontro da Família promove a integração das famílias nos nossos equipamentos. Buscamos fazer o melhor para eles. Queremos que a família se sinta inserida dentro dos Cajuns. Isso fortalece os vínculos das crianças e dos adolescentes para que se sintam mais amados, protegidos e acolhidos pelo seu familiar. A temática 'Direito de Ser' ressalta os direitos à escola, à alimentação, à moradia e ao lazer. Sinto que estamos fazendo a diferença na vida deles", explicou Valéria Corassa Daros, coordenadora do Cajun do Morro do Quadro.

Programação do Encontro de Família nos Cajuns

18 de junho

Cajun Engenharia: 9h30 e 14h30
Cajun Solon Borges: 15 horas
Cajun Consolação: 17 horas
Cajun Praia do Suá: 18 horas
Cajun Bela Vista: 18h30
Cajun Caratoíra: 18h30
Cajun Romão: 19 horas

19 de junho

Cajun Conquista: 9 e 14 horas
Cajun Andorinhas: 16h30
Cajun Bonfim: 18 horas
Cajun Jaburu: 18 horas

27 de junho

Cajun Santo André: 9 horas.


Voltar ao topo da página