Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Encontro da Cidade vai votar a minuta do novo Plano Diretor Urbano

Publicada em 11/08/2017, às 14h17

Por SEGES/SUB-COM | Com edição de SEGES/SUB-COM

Com colaboração de Danielly Campos


Carlos Antolini

Vista da Ponte da Ilha do Boi com prédios ao fundo

Novo PDU norteia o desenvolvimento da cidade e promove a qualidade de vida

Foram várias as contribuições dos moradores de Vitória para a minuta do novo Plano Diretor Urbano (PDU). Agora, chegou a hora de votar as últimas sugestões para a alteração da legislação municipal que regula o crescimento da cidade. Isso acontecerá durante o Encontro da Cidade, nestas segunda (14) e terça (15). 

No total, 243 delegados eleitos nas comunidades e indicados pela sociedade civil e poder público vão participar da votação. Serão dois dias para apreciar as contribuições recebidas para a minuta do novo PDU, de 5 de julho a 2 de agosto deste ano. 

No primeiro dia de evento, o encontro será no Hotel Golden Tulip, na Enseada do Suá, a partir das 8 horas. Já no segundo dia, acontecerá a partir das 12 horas, no auditório da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira.

Devido à quantidade de sugestões recebidas, o evento teve que ser ampliado. Caso os trabalhos não sejam concluídos em dois dias, o Encontro da Cidade poderá ter mais um dia de atividades, a ser marcado durante o evento.

Defesa

As propostas sugeridas poderão ser defendidas pelos autores ou por qualquer delegado. Há a possibilidade de réplica e tréplica. Encerrado o debate, os delegados fazem a votação. No final do evento, após a compilação do documento, o prefeito Luciano Rezende enviará o texto aprovado no Encontro da Cidade à Câmara de Vereadores.

Minuta

A minuta do novo PDU tem 332 artigos e 21 anexos. Ela foi construída após amplo processo de participação social, iniciado em 2015. Foram realizadas nove audiências públicas, com 781 sugestões presenciais, 548 contribuições virtuais, além de 11 processos administrativos recebidos. Também aconteceram 18 assembleias territoriais e um seminário sobre as diretrizes da lei.

Ao todo, 1.857 pessoas contribuíram nesse processo. A partir das sugestões recebidas, foi elaborada uma proposta de legislação urbanística para direcionar o crescimento da cidade, o seu uso e ocupação. As mudanças foram apresentadas aos moradores. Além disso, a minuta passou também por revisão dos Conselhos Municipais do Plano Diretor Urbano de Vitória (CMPDU) e de Meio Ambiente (Condema).

"A construção do novo PDU, que norteia o desenvolvimento da cidade e promove a qualidade de vida, acontece com participação popular do início ao fim. O processo segue com foco no futuro da cidade”, disse a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site