Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Emefs em Tempo Integral celebram o Dia Nacional da Matemática

Publicada em 08/05/2018, às 17h13

Por Alan Rodrigues Costa (akrcosta@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme

Dia da Matemática

Alunos participaram de variadas atividades para lembrar o Dia Nacional da Matemática (Ampliar imagem)

Divulgação Seme

Dia da Matemática

Gincanas, brincadeiras, desafios e explanações fizeram parte da programação nas Escolas Municipais em Tempo Integral (Ampliar imagem)

O Dia Nacional da Matemática é comemorado em 6 de maio e, para celebrar um tema tão importante, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (EmefTI´s) promoveram um dia inteiro de atividades.

Os trabalhos voltados para a promoção da Matemática já se tornaram uma tradição entre as unidades, que durante o ano realizam ações para comemorar a data.

"Nosso objetivo é mostrar que a Matemática vai muito além de números e contas. Ela está presente em nosso dia a dia, em tudo o que fazemos, nos produtos e serviços que consumimos, entre muitas outras coisas, e isso pode ser fascinante para eles", explicou a formadora dos professores de Matemática, Christiane Milagre da Silva Rodrigues.

Ela completou: "Precisamos tirar o peso de que a Matemática é uma disciplina dura ou difícil, mostrando ao estudante que ela está presente em tudo o que fazemos. O segredo é tratarmos a Matemática de uma maneira leve e cativante, aguçando a curiosidade e o interesse por esse universo".

Curiosidades

Na EmefTI Eunice Pereira da Silveira, em Tabuazeiro, os professores da disciplina começaram a semana com um acolhimento especial aos estudantes. Os educadores fizeram explanações sobre a Matemática, abordaram curiosidades, propuseram desafios lógicos e também apresentaram a biografia de 10 notáveis matemáticos da história.

Em sala, atividades diversificadas utilizando jogos e pequenas gincanas nas turmas de 4º ao 9º ano completaram a programação.

Gincanas

Na EmefTI Moacyr Avidos, na Ilha do Príncipe, houve entrega de adesivos com frases alusivas ao dia, circuito com gincanas e brincadeiras envolvendo a ciência do raciocínio lógico e abstrato.

Bingos

Já na EmefTI Anacleta Schneider Lucas, em Fonte Grande, bingos matemáticos e sorteios animaram a garotada.

Dia Nacional da Matemática

A data escolhida para comemorar a Matemática no Brasil é uma homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, nascido em 6 de maio.

Ao longo de seus 79 anos, publicou 120 livros, sendo 51 voltados à Matemática. Nessas obras, conseguiu repassar o conteúdo matemático em uma esfera envolvente de enigmas e fantasias, propondo uma aventura divertida e empolgante. Por essa diferenciada forma de escrever, até a data de seu falecimento, ele já havia vendido mais de um milhão de livros.

Seu livro mais famoso, "O homem que calculava", tornou-se um best-seller que até hoje atrai as novas gerações.

Divulgação Seme

Dia da Matemática

(Ampliar imagem)

Divulgação Seme

Dia da Matemática

(Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site