Notícias

Emef usa quadrinhos e classificados para explorar habilidades textuais de alunos

Publicada em 05/07/2019, às 18h47 | Atualizada em 05/07/2019, às 19h32

Por Melissa Künsch, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Seme
Emef Paulo Freire usa quadrinhos e classificados para desenvolver habilidades textuais
Alunos trabalharam produção de texto, leitura e interpretação na Emef Paulo Freire
Divulgação Seme
Emef Paulo Freire usa quadrinhos e classificados para desenvolver habilidades textuais
Jogos interclasse promoveram conhecimentos de espaço, tempo e movimento

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Paulo Reglus Neves Freire, em Inhanguetá, estão desenvolvendo suas habilidades textuais em atividades pedagógicas lúdicas, que misturam linguagens de quadrinhos e classificados, para melhorar o aprendizado e também a relação com os colegas.

As atividades foram desenvolvidas pela pedagoga Gislane Furtado Martins juntamente com professoras do 1º ao 4º anos da Emef.

Classificados

Os "Classificados Poéticos" foram trabalhados com crianças do 4º ano. O objetivo era que os estudantes escrevessem, em forma de anúncios, textos com o que eles procuram e valorizam em uma amizade.

Quadrinhos

Para a produção de quadrinhos, os alunos trabalharam a produção de texto, leitura e interpretação, desenvolvendo as próprias histórias. "Eles ficaram à vontade para escolher os temas e fazer os textos", disse Gislane.

A próxima atividade do tipo é a escrita de cartas com alunos do terceiro ano.

"Com essas atividades, nós casamos práticas pedagógicas interessantes para as crianças, que despertam a curiosidade, aliadas com a diretriz curricular", explica a secretária de Educação de Vitória, Adriana Sperandio.

Escola em movimento

Outra atividade potente realizada na Emef Paulo Freire foram os jogos interclasse, que aconteceram nesta semana, envolvendo os conhecimentos de espaço, tempo e movimento de forma coletiva e interdisciplinar.

"Alegria e disciplina foram fatores de destaque evidenciados pelos estudantes nessa atividade escolar. Os projetos e ações da escola fortalecem o processo de aprendizagem. É a educação cumprindo seu objetivo", conclui a pedagoga.

Novo prédio

Em breve, as atividades pedagógicas desenvolvidas na Emef Paulo Freire serão realizadas em um novo prédio. A nova escola prevê 14 modernas salas de aula, além de uma sala de recursos multifuncionais, laboratório de informática, biblioteca, pátio coberto e descoberto, mesas de jogos, refeitório e cozinha, entre outros espaços destinados a alunos e educadores. A obra já está 70% concluída.

Situado entre a rua Ayres Vieira do Nascimento e a rodovia Serafim Derenzi, o prédio terá ainda uma rampa interna adaptada para pessoas com deficiência, banheiros, recepção, secretaria, área administrativa e pedagógica além de uma guarita, estacionamento com 17 vagas para veículos e quadra poliesportiva.


Voltar ao topo da página