Notícias

Emef Tancredo Almeida Neves realiza XIII Feira da Matemática

Publicada em 08/08/2018, às 12h45

Por Josué de Oliveira, com edição de Josué de Oliveira

Com a colaboração de Renata Moreira


Divulgação Seme
feira da matemática
Os alunos criam jogos educacionais durante a Feira da Matemática para estimular o aprendizado

O dia do estudante será comemorado com muitos números, jogos e diversão na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), Tancredo Almeida Neves, em São José. Neste sábado (11), alunos do 6° ao 8° ano apresentam jogos matemáticos, confeccionados por eles, na XIII Feira da Matemática. O objetivo do evento é despertar nos alunos o interesse pelos números.

Durante a primeira etapa do projeto, os alunos criam jogos educacionais usando a matemática como tema. Quando concluídos, os projetos são expostos durante a Feira da Matemática para alunos do 1° ao 5° ano e professores. Os temas apresentados variam, entretanto, é sempre necessário usar a matemática.

O trabalho é realizado todos os anos pela professora Márcia Perin, com apoio da equipe pedagógica da escola. Segundo a educadora, o projeto contribui para que os alunos das séries iniciais desenvolvam gosto pela disciplina, valorizando também a troca de experiências.

“Tendo em vista as dificuldades da maioria dos alunos em aprender matemática, resolvemos aplicar uma metodologia voltada para atividades diferenciadas, procurando vivenciar a teoria com a prática, proporcionando ao aluno o contato direto com os números. Nós, como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, para desenvolver a socialização e aumentar as interações do indivíduo com outras pessoas”, pontuou a professora Márcia.

O Diretor da Escola, José Gomes, também destacou a importância do projeto na educação dos alunos. "O projeto cria estratégias de aprendizagem na área pedagógica. Os jogos, se convenientemente planejados, são recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento, pois ajuda assimilar o conteúdo de forma mais dinâmica e divertida".

Confira a programação:

Abertura: Diretor
Fala dos professores de matemática
Leitura de um pequeno texto sobre o Dia da Matemática pela aluna Samara do 8 ano
Apresentação de uma parodia por alunos do 6 ano
Apresentação de um poema pelos alunos do 6 ano
Exposição de trabalhos confeccionados pelos alunos do ensino fundamental II para os alunos do ensino fundamental I (jogos).

Dia do Estudante

No dia 11 de agosto, é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. A data é uma homenagem que vai das crianças da educação básica aos pesquisadores doutores. Além dos jovens do ensino médio e superior.

Para entender as comemorações desse dia, é preciso voltar na história, pois, em 11 de agosto de 1827, D. Pedro I autorizou a criação dos primeiros cursos superiores no Brasil. Foram criadas as Faculdades de Direito de Olinda, em Pernambuco, e do Largo do São Francisco, em São Paulo, pioneiras no ensino superior. Antes, quem quisesse fazer um curso de nível superior tinha que ir para a Europa.


Voltar ao topo da página