Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Emef de Bairro República visita aldeia e alunos aprendem arquitetura indígena

Publicada em 05/12/2018, às 15h23

Por Renata Moreira (rpmoreira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme

Aldeia Piraquê-açu

Alunos da Emef Arthur da Costa e Silva visitaram a aldeia Piraquê-açu, no distrito de Santa Cruz, em Aracruz (Ampliar imagem)

Divulgação Seme

Aldeia Piraquê-açu

Estudantes tiveram a oportunidade de conversar com os índios e aprender mais sobre a arquitetura da aldeia (Ampliar imagem)

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arthur da Costa e Silva, em Bairro República, estudaram durante o ano curiosidades sobre a arquitetura indígena por meio do projeto "Arquitetura Guarani-Mbya (Tamboré) em aulas de matemática da educação básica: um olhar etnomatemático".

Para colocar o ensino em prática, o grupo visitou a aldeia "Tekoá Mirím", situada na aldeia Piraquê-açu, no distrito de Santa Cruz, em Aracruz, litoral norte do Espírito Santo.

O local foi construído pelos guaranis para gravação do filme "Como a Noite Apareceu" e hoje é aberto à visitação também para não-índios, em que o povo compartilha um pouco de suas histórias e cultura. O projeto tem como objetivo trabalhar a significação da cultura indígena Guarani Tambeopé, com foco na arquitetura.

Divulgação Seme

Aldeia Piraquê-açu

(Ampliar imagem)

Divulgação Seme

Aldeia Piraquê-açu

(Ampliar imagem)

A visita foi orientada pela professora Leandra Gonçalves dos Santos, em parceria com as professoras Ligia Arantes e Claudia Araujo Lorenzoni e a mestranda Ana Paula Azevedo Moura, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). 

Atividades

Foram 13 aulas que instigaram a criatividade e a criticidade dos alunos com materiais selecionados e confeccionados, repletos de elementos culturais, históricos e matemáticos, que foram executáveis a partir dos conhecimentos prévios que as pesquisadoras possuem acerca do povo Guarani.

"Ao dialogar e estimular a criatividade dos alunos, percebemos algumas modificações no contexto escolar, prova disso foi a atuação dos mesmos na realização da mostra cultural com o intuito de expor à comunidade escolar os fazeres realizados durante a implementação do projeto. Assim, para dar fechamento e visando a uma continuidade no diálogo entre as culturas, realizamos a visita à aldeia Piraquê-açu", explicou Leandra Gonçalves dos Santos.

Divulgação Seme

Aldeia Piraquê-açu

(Ampliar imagem)

Divulgação Seme

Aldeia Piraquê-açu

(Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site