Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Emef Alberto de Almeida comemora 85 anos com programação especial

Publicada em 10/11/2017, às 12h40 | Atualizada em 10/11/2017, às 14h17

Por Fabrícia Kirmse (fkcaldas@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Secretaria de Educação/Seme

Comemoração aos 85 anos da Emef Alberto de Almeida

Banda da Polícia Militar fez apresentação para os alunos na quadra da escola

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alberto de Almeida está em festa, nesta sexta-feira (10). A unidade de ensino, localizada em Santo Antônio, comemora hoje 85 anos de existência. Para celebrar a data tão significativa, a Emef preparou uma programação especial, que começou às 7h30.

Entre as atividades que estão sendo realizadas para festejar o aniversário, estão: exposição de trabalhos feitos a partir de pesquisa, apresentações de estudantes e participações da Banda da Polícia Militar, da escola de samba Novo Império, da banda de congo mirim da Barra do Jucu e da Banda Alvimar Silva.

Identidade

A subsecretária de Gestão Pedagógica de Vitória, Janine Mattar Pereira de Castro, destacou o trabalho realizado pela escola em comemoração aos 85 anos. "Uma cuidadosa pesquisa histórica, que envolveu toda a comunidade escolar, foi realizada para registrar o percurso dos 85 anos de trabalho educacional da Emef Alberto de Almeida, dando sentido a uma emocionante comemoração".

O diretor da unidade, Luiz Lovate, falou um pouco sobre a pesquisa desenvolvida como um movimento de retomada da história e identidade da escola. "Não há como desenvolver uma relação com espaço que ocupamos sem que haja informações que remontem sua origem e nos ofereçam sua real relevância".

Divulgação Seme

Secretária Adriana participa de festa de Emef

Adriana Sperandio prestigiou a celebração e falou sobre a relevância das ações da unidade (Ampliar imagem)

A secretária de Educação de Vitória, Adriana Sperandio, prestigiou a celebração e falou sobre a relevância das ações da unidade. "Estamos comemorando com vocês esses 85 anos de um trabalho tão importante desenvolvido por essa unidade para a comunidade. Trago o abraço do prefeito Luciano Rezende e da Secretaria de Educação para cada aluno, para toda a comunidade escolar, neste dia tão especial".

Pesquisa

Lovate conta que foi desenvolvida, a partir de 2015, uma ação que buscava, por meio de um concurso, envolver os alunos e a comunidade na tarefa de resgatar a identidade da Emef Alberto de Almeida e, consequentemente, do aluno nessa unidade.

"Tudo isso sempre teve um objetivo: fortalecer o vínculo da Emef com seus alunos e fazê-los compreender que fazem parte de uma importante instituição, que merece ser valorizada, respeitada e cuidada. Além disso, oportunizar aos nossos estudantes novos horizontes por meio dos inúmeros exemplos e histórias de ex-alunos", ressaltou o diretor.

Luiz Lovate assinala que o trabalho foi um sucesso. "Conseguimos montar uma equipe de pesquisa que contou com a decisiva participação do professor Júlio Moreno, de passagem pela escola em 2015, e continuou com o engajamento e dedicação da nossa bibliotecária Sueli Neres e da professora de Arte Terezinha Drago".

Fontes

Os meios de pesquisa principais utilizados foram o arquivo digitalizado da Biblioteca Nacional (hemeroteca), especificamente do jornal “Diário da Manhã”(1908-1937), grande fonte de notícias e informações da época, assim como a revista “Vida Capichaba”(1925-1940); “O Cachoeirano” (1877-1923, 3); “Folha Capixaba” (1945-1961); “Folha do Povo” (1952-1953); Arquivo Público Estadual; cemitério de Santo Antônio, Mitra Arquidiocesana de Vitória; Ordem do Carmo; e Venerável Arquiconfraria de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site