Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

EJA de Vitória realiza seminário voltado para a mulher

Publicada em 12/06/2018, às 13h07

Por Fabrícia Kirmse (fkcaldas@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Secretaria de Educação/Divulgação

Seminário da Mulher realizado pela EJA da escola Admardo Serafim

Seminário na Emef Admardo Serafim de Oliveira contou com oficinas e muita reflexão sobre a importância do papel da mulher na sociedade

Marcha da Cruzes da EJA em protesto contra a violência contra a mulher

Marcha com cruzes fez protesto contra os casos de violência contra a mulher

Uma manhã toda dedicada a reflexões sobre os desafios e as questões relativas às condições de existência da mulher em nossa sociedade. Assim foi o último sábado (9) para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Admardo Serafim de Oliveira, em Gurigica.

Na unidade, aconteceu o Seminário da Mulher, com o tema "Mulheres da Admardo: da escola para o mundo", tendo como protagonistas as próprias estudantes. Toda a equipe escolar, assim como os alunos,  envolveram-se na realização do evento, como destacou a diretora da unidade de ensino, Kleynayber Jesus de Souza.

"A ideia do nosso seminário é plantar a esperança, mostrar a todos que nós podemos sinalizar para caminhos de superação, independente de classe social, daquilo que a gente vem tomando consciência. Nós, enquanto mulheres, temos os mesmos direitos e deveres que qualquer outro cidadão tem. Temos de lutar e fazer lutar por nosso espaço nesta sociedade", afirmou.

Tema

O tema tratado no seminário é uma temática que faz parte de um dos eixos centrais da escola. "Muitas de nossas estudantes, ainda que assumam a responsabilidade de coordenar toda a família e muitas delas de prover o lar, estão ainda nas estatísticas de violência contra a mulher. Muitas vezes, em condição de opressão. Quando a escola coloca esse tema como eixo, tenta trabalhar o tema não somente pelo tema, mas também a apropriação do conhecimento e o processo de alfabetização a partir de uma temática implicada diretamente nas condições de existência de cada mulher", analisou.

Durante o seminário, que teve a participação de homens e mulheres de várias idades, foi realizada pelas ruas do entorno da escola uma marcha com cruzes, em protesto contra os casos de violência contra a mulher, e também uma apresentação cultural sobre o tema. Teve ainda o momento de depoimento de alunas, em que algumas mulheres puderam dar seus relatos pessoais, e oficinas diversas.

Biju com prosa

As oficinas trataram temas como "Sororidade"; "Sexualidade para mulheres"; "Beleza Feminina"; e "Legislação de Proteção à Mulher". Outra oficina foi a "Biju com prosa", em que as mulheres confeccionaram bijuterias, ao mesmo tempo em que trocavam ideias umas com as outras, e uma roda de conversa entre homens, que puderam também refletir sobre a mulher na sociedade.

"Trabalhamos com protagonismo dos nossos alunos de forma geral. Envolvemos os homens, nossos estudantes, também na proposta, fazendo com que eles participem e discutam as condições em que a mulher se encontra na sociedade", assinalou Kleynayber.

O seminário foi organizado por diversas comissões constituídas pelos próprios professores da escola. "Nossa escola tem vários polos espalhados por Vitória e vai onde o aluno está. São 10 salas em 10 comunidades e mais de 22 turmas. O seminário foi exercido de forma bastante coletiva, com o envolvimento de toda a equipe escolar", finalizou a diretora.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site