Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Educação promove noite de memórias e vozes com alunos da EJA

Publicada em 19/04/2017, às 12h30 | Atualizada em 19/04/2017, às 13h39


Diego Alves

Participantes do Projeto Vitória Alfabetizada que ganharam óculos de grau

Alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos participarão de encontros para momentos de contação de histórias e cantorias (Ampliar imagem)

"A vida é uma imensa colcha de retalhos. São esses retalhos - pedacinhos de histórias - que tecem nossa vida. Construímos nossa grande história com pequenos contos vividos por nós e por outros. É desse entrelaçamento de retalhos que a história é tecida e, todas as histórias vividas são preservadas quando são contadas. Assim, o ato de contar, enquanto processo criativo, é responsável por preservar a memória de uma sociedade e por integrar gerações".

As palavras dos autores Angelita Martens e Deisily de Quadros dão a tônica do projeto "Noite das Memórias - Vozes da EJA que contam histórias", que reúne as turmas da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e comunidades escolares para momentos de contação de histórias e cantorias. A primeira edição acontecerá nesta quarta-feira (19), às 19 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Neusa Nunes Gonçalves, em Nova Palestina.

O objetivo do projeto é valorizar a tradição oral e cultural e memórias das comunidades, resgatando contos e histórias para mais tarde publicar um livro com todos os relatos colecionados nos encontros.

"A ideia é realizar encontros nas 20 unidades que ofertam a EJA, envolvendo as turmas do 1º segmento. Nessas noites teremos contação de histórias, bem como cantorias com pessoas da comunidade trazendo músicas que relembrem suas histórias e culturas", explicou a coordenadora da EJA na Secretaria Municipal de Educação (Seme), Mariane Berger.


Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3225-2473 / 98889-6140

Com edição de Matheus Thebaldi


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site