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Educação Integral: Técnicos da Educação dialogam sobre acompanhamento das ações

Publicada em 04/08/2017, às 13h35

Por SEGES/SUB-COM | Com edição de Eduardo Brinco

Com colaboração de Fabricia Kirmse


Foto Divulgação

Pessoas sentadas em cadeiras assistindo uma apresentação

A discussão foi em torno do documento de sistematização do Projeto de Acompanhamento das Ações da Educação Integral na rede de ensino (Ampliar imagem)

Cerca de 40 técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Seme) estiveram reunidos nesta sexta-feira (04), na Unidade de Saúde de Itararé, para dialogar sobre o documento de sistematização do Projeto de Acompanhamento das Ações da Educação Integral na rede de ensino da Capital. O projeto surgiu em 2015 com três escolas-piloto e, depois, foi aplicado em todas as 43 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) que fazem parte do programa de educação integral.

Fátima Rodrigues Burzlaff, coordenadora da Educação Integral de Vitória, explica que o encontro tem como objetivo integrar as equipes da própria Secretaria da Educação em uma proposta de acompanhamento que pense a escola como um todo e a Educação Integral como parte dela. Técnicos de diversos setores, como Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental e da própria Educação Integral participaram do evento.

"É importante que todos os técnicos que acompanham as escolas tenham conhecimento e estejam envolvidos com esse acompanhamento. Nosso desafio agora é inspirar a realização desse projeto também para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis)", pontuou a coordenadora.

Quem tiver interesse, clique aqui para baixar e ter acesso ao documento de sistematização do projeto de acompanhamento das ações da Educação Integral, denominado Caminhos para o Acompanhamento Pedagógico.

Acompanhamento

As ações de educação integral nas escolas de Vitória têm acompanhamento mensal. Um dos técnicos visita cada escola, reunindo o coordenador pedagógico, integradores sociais (responsáveis por fazer atividades diversificadas com as crianças), monitores do Programa Mais Educação, além dos representantes da equipe diretiva da escola (diretores e pedagogos) para a discussão pedagógica e o acompanhamento das ações de educação integral em relação à escola como um todo.

No mês seguinte ao da visita do técnico de educação integral, acontece o acompanhamento pedagógico regionalizado. Nele, as 43 escolas que participam do programa foram divididas em seis grupos de acordo com a região. Em cada grupo, reúnem-se os coordenadores, os integradores sociais e os monitores de cada escola. O objetivo dessa metodologia é ter um olhar em relação aos potenciais do território.


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