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Educação Especial: SEME promove curso de Práticas Pedagógicas Inclusivas

Publicada em 10/08/2018, às 12h30 | Atualizada em 10/08/2018, às 14h17

Por Renata Moreira, com edição de Josué de Oliveira


Divulgação Seme
alunos especiais
O curso possibilita o conhecimento e as práticas educacionais compatíveis com as necessidades das crianças
Divulgação Seme
alunos especiais
A educação inclusiva pode ser entendida como uma forma de garantir o direito de todos à educação

Com o intuito de garantir a inclusão e direitos de todos à Educação, incluindo os que apresentam necessidades especiais, a Secretaria Municipal de Educação realizará o curso "Educação Especial: Práticas Pedagógicas Inclusivas" para os profissionais da Educação do município de Vitória. O objetivo é de disseminar conhecimentos sobre a modalidade. O curso terá início no dia 16 de agosto, no Auditório da EMEF “Álvaro de Castro Mattos” Rua Eugenílio Ramos, Jardim da Penha.

O curso visa ainda possibilitar aos educadores o conhecimento e as práticas educacionais compatíveis com as necessidades das crianças - estudantes identificados nas diferentes áreas das deficiências, matriculados na Rede Municipal de Ensino de Vitória. A ideia é garantir o acesso, a permanência e a qualidade em suas aprendizagens.

A formação será para os professores que atuam nos Cmeis; professores de séries iniciais e finais no Emef; professores da EJA; pedagogos, coordenadores de turno e diretores. Os encontros vão acontecer nos dias 16 e 29 de agosto, 11 e 25 de setembro, com previsão de encerramento no dia 18 de outubro.

Ao todo, serão oferecidas 100 vagas, com carga horária de 100 horas, sendo 20h presenciais e 80h não presenciais por meio de atividades via a Plataforma Vix Educa, vídeos, textos e revistas. As inscrições serão efetuadas no período de 07 a 13 de agosto.

“A formação para professores é uma ação prioritária desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação. Apesar de reconhecermos a excelência e a alta formação acadêmica dos nossos profissionais, a formação continuada é uma necessidade, pois atualiza os debates educacionais e, ainda, nos ajuda a colocar em pauta o que temos de pesquisas acadêmicas, além de atualizar os profissionais da rede em relação as metodologias e as diferentes didáticas. Também é uma forma de fazer com que a ação docente possa ser cada vez mais intencional e qualificada, fazendo com que a aprendizagem dos nossos estudantes tenha sempre níveis melhores”, pontuou a Secretária Municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Educação Inclusiva

A educação inclusiva pode ser entendida como uma forma de ensino que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. Ela pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades sociais, culturais, étnicas, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos.

Além disso, ela também Implica na transformação da cultura, das práticas e das políticas vigentes nas escolas e nos sistemas de ensino, com o intuito de garantir o acesso à aprendizagem para todos alunos.

A Política de Educação Especial no município de Vitória

Deficiências Múltiplas e Intelectual:

Tem acompanhamento especifico na rede. Os alunos que apresentam uma ou mais deficiências associadas são acompanhados por uma equipe composta por profissionais que atuam na unidade escolar.

Transtornos Globais do Desenvolvimento:

São aqueles que apresentam Autismo clássico, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância (psicoses) e Transtornos Invasivos sem outra especificação. O processo de inclusão desses alunos ocorre por meio do trabalho articulado entre professores especializado e os demais profissionais da escola.

Salas de Recursos Multifuncionais:

As escolas da rede municipal dispõem de uma Sala de Recursos Multifuncionais organizada pelo MEC, com equipamentos e materiais para o público-alvo da Educação Especial. Recursos esses que contribuem para o planejamento de ações metodológicas junto aos professores regentes fomentando e potencializando ações articuladas no turno e contraturno do aluno.


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