Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Educação Ambiental faz formação em manguezal para 100 professores

Publicada em 05/07/2019, às 17h21 | Atualizada em 05/07/2019, às 18h18

Por Regina Freitas (rcfsilva@vitoria.es.gov.br) | Com edição de SEGES/SUB-COM


Divulgação Semmam

Dia do Manguezal

Profissionais da rede municipal de ensino participaram de formação em manguezal

Dia do Manguezal

Servidores fizeram uma trilha no manguezal da Ufes

Cerca de 100 professores e pedagogas da rede municipal de ensino de Vitória estão participando do 2º Encontro de Formação "Educação Ambiental e temas do cotidiano de Vitória", nesta sexta-feira (5), no campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo.

O evento é promovido pela Gerência de Educação Ambiental (GEA), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Gerência de Formação e Desenvolvimento Educacional (GFDE), da Secretaria de Educação (Seme).

A gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha, contou que os profissionais foram divididos em duas turmas: uma de manhã e outra à tarde. 

Metodologia

Foi a oportunidade de discutir o ecossistema manguezal e os conteúdos sobre o tema que são distribuídos nas escolas da rede municipal. Também houve momento de apresentação de propostas metodológicas, vídeos e trilha no manguezal da Ufes.

Serão realizados, ainda, mais quatro encontros, que tratarão de temas ambientais presentes no cotidiano de Vitória e discutirão a presença marcante dos ecossistemas naturais que compõem as paisagens do município, como a Mata Atlântica, a restinga, além de discussões sobre resíduos sólidos e bem-estar animal.

Itinerante

A formação tem proposta de ser itinerante, percorrendo vários espaços com potencial educador da capital, como a Revis da Mata Paludosa, o manguezal da Ufes, o Parque da Fonte Grande, o Espaços Baleia Jubarte e o Projeto Tamar.

Importância

O secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, ressalta que o ecossistema manguezal é essencial para a sobrevivência de diversas espécies e proporciona um importante meio de sustento para inúmeras famílias. Além disso, caracteriza a paisagem da cidade e tem enorme importância na cultura e história locais.

Dia do Manguezal

A ação é uma das atividades previstas para celebrar o Dia do Manguezal, a ser comemorado em 26 de julho, data instituída pela lei municipal nº 8.606/2013.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site