Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Educação Alimentar: estudantes de Cmei viram "Mini-Chefs"

Publicada em 02/08/2018, às 16h09 | Atualizada em 06/08/2018, às 18h41

Por Alan Rodrigues Costa (akrcosta@vitoria.es.gov.br) | Com edição de SEGES/SUB-COM


Divulgação/ Seme

Divulgação/ Seme

O projeto "Chef do Cmei" transforma dois alunos da unidade de ensino Padre Giovanni Bartesaghi em mini-chefs

Divulgação/ Seme

Divulgação/ Seme

Os pequenos apresentam para os colegas a importância da alimentação para o crescimento e a forma adequada de consumir cada alimento

Especialistas afirmam que uma das melhores formas ensinar algo a uma criança é mostrando como se faz. Aliar teoria e prática é fundamental para o processo educativo. Partindo desse princípio, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Padre Giovanni Bartesaghi realiza o projeto “Chef do Cmei”.

Funciona assim: no horário das refeições, dois dos estudantes se tornam “mini-chefs”, e são responsáveis por apresentar o cardápio do dia aos seus colegas.

Eles falam da importância da alimentação para o crescimento e também sobre a forma adequada de consumir cada item. Os chefinhos ainda dão dicas de como as crianças devem se comportar no refeitório e como deve ser a higienização antes e depois das refeições.

Estímulo saudável

A proposta do projeto é trabalhar com todos os 400 alunos e alunas do Cmei a importância da alimentação desde os primeiros anos de vida, e a pré-escola se configura como um espaço ideal, onde há um grande envolvimento das famílias.

As atividades estimulam o consumo de alimentos saudáveis por parte de crianças e pais, e também a prática do consumo consciente, evitando o desperdício.

“Sabemos que muitas crianças ainda não adquiriram o hábito de comer alimentos saudáveis como legumes, frutas, cereais e verduras, e é nesse ponto que este projeto irá contribuir, estimulando as crianças de forma criativa todos os dias, para que elas se sintam curiosas a ponto de experimentar a deliciosa comida que é servida no Cmei”, explica a diretora Cristiane Pacheco.

A atividade também vai além da questão alimentar, pois a dinâmica permite a ampliação gradativa das possibilidades de comunicação e expressão da criança, que se dá através da apresentação do cardápio e do empoderamento junto aos colegas.

Divulgação/ Seme

Divulgação/ Seme

Os chefinhos ainda dão dicas de como as crianças devem se comportar no refeitório e como deve ser a higienização antes e depois das refeições

Divulgação/ Seme

Divulgação/ Seme

A proposta do projeto é trabalhar com todos os 400 alunos e alunas a importância da alimentação desde os primeiros anos de vida


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site