Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Educação ajuda alunos a organizar o grêmio estudantil em escolas de Vitória

Publicada em 14/03/2017, às 18h23


Diego Alves

Encontro de grêmio estudantis 2016

Grêmios estudantis ajudam a fortalecer ações no ambiente escolar (Ampliar imagem)

Os alunos do ensino fundamental e médio têm o direito de organizar o grêmio estudantil para representar os demais estudantes. Isso está previsto na lei número 7.398/1985. Com isso, a Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Gerência de Gestão Democrática (GGD), abre suas portas para todos os estudantes que têm o desejo de fazer parte ou conhecer o funcionamento de um grêmio estudantil.

Entre os últimos dias 6 e 10, a gerência organizou reuniões para os professores que são referência da rede para o fortalecimento da participação efetiva dos estudantes nos colegiados, e o grêmio foi um dos assuntos debatidos. 

O grêmio estudantil não pertence a nenhum partido politico, empresa ou qualquer tipo de organização que não tenha relação com a escola. Ele representa todos os estudantes da escola e fortalece suas ações no ambiente escolar. Com ele, é possível realizar atividades, eventos culturais, passeios, grupos de estudos, debates por melhorias da comunidade local e campeonatos.

"Participar do grêmio indica a enunciação de ser parte de algo maior, e esse lugar é a escola. O grêmio representa todos os estudantes da escola, é um espaço de aprendizado, cidadania e responsabilidade. Fortalece as ações dos estudantes no ambiente escolar e comunitário, dentre muitas atividades que podem ser relacionadas a alunos e escola", disse a técnica educacional da Seme Rosângela Gabry dos Santos.

Passo a passo

Para o estudante interessado em fazer parte ou montar um grêmio, o primeiro passo é reunir os alunos e dialogar sobre o assunto. O segundo passo é reunir os representantes de turma para construir a proposta do estatuto, que deve ser objeto de referendo por todos os representantes de turma da unidade de ensino. Ele é o documento que regulamenta o funcionamento do grêmio estudantil para que se definam organização, atribuições, duração dos mandatos da diretoria e cargos.

O terceiro passo é a mobilização com cartazes e informações. O quarto passo é a assembleia estudantil: a comissão convoca assembleia com todos os estudantes da escola para apresentação e aprovação do estatuto, Também são definidos o nome do grêmio e a comissão eleitoral.

Na quinta etapa, os estudantes interessados em concorrer à eleição do grêmio se reúnem, formam chapas e iniciam as campanhas eleitorais e os debates.

O sexto passo é o dia da eleição. A comissão eleitoral realiza a apuracão dos votos com o apoio dos líderes de turma, representantes de cada chapa, profissional de referência do grêmio e equipe gestora. A cerimônia de posse é o momento da chapa vencedora assumir sua função na diretoria do grêmio, de acordo com os cargos estabelecidos no estatuto.


Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3225-2473 / 98889-6140

Com edição de Matheus Thebaldi

Com colaboração de Maxuel Rodrigues


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site