Notícias

Donos de restaurantes fazem acordo sobre abordagem na Ilha das Caieiras

Publicada em 27/06/2017, às 18h35 | Atualizada em 27/06/2017, às 18h40

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Josué de Oliveira


Divulgação Semttre
restaurantes ilha das caieiras
Para o secretário de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, a assinatura do acordo vai colocar fim a um conflito

Os donos de restaurantes do polo gastronômico da Ilha das Caieiras chegaram a um consenso e decidiram, a partir de agora, não mais fazerem abordagens intensas aos clientes que procuram os estabelecimentos do bairro para consumir os pratos típicos da culinária capixaba.

Em reunião ocorrida na tarde desta terça-feira, na própria Ilha das Caieiras, os proprietários assinaram entre eles, com a intermediação da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), Termo de Acordo para interrupção imediata da abordagem da forma que vinha acontecendo atualmente.

Ainda pelo acordo, assinado pelos dez restaurantes do bairro, o atendimento aos clientes deverá ser feito na porta do próprio estabelecimento por um recepcionista, sem haver rodízio e de forma cordial. Devem ainda respeitar os demais estabelecimentos da Ilha das Caieiras.

Na reunião realizada na última semana, os donos dos estabelecimentos chegaram à conclusão de que a atitude atualmente praticada tem intimidado o público que se desloca até o bairro, causando o afastamento dos consumidores e atrapalhado o turismo e a geração de emprego e renda na Ilha das Caieiras.

Opiniões

“Não tem que haver abordagens. O atendimento tem que ser feito no estabelecimento. E o cliente deve ser conquistado, não levado a força como vem acontecendo”, disse Bethânia Brito, do restaurante Pirão da Ilha.

“Esse tipo de abordagem foi trazida para cá e acabou prejudicando a Ilha das Caieiras. O cliente tem que se sentir à vontade para escolher o restaurante que quiser”, destacou Fábio Pedro de Souza, do Caieiras Restaurantes.

Divulgação Semttre
restaurantes ilha das caieiras
Marly Vieira, do Frutos da Ilha, assinou o termo para melhorar o relacionamento entre os comerciantes

Para o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, a assinatura do Termo de Acordo foi um passo importante para por fim ao conflito que ocorria, chegando a um consenso entre os donos de restaurantes, e para dinamizar ainda mais o polo gastronômico da Ilha das Caieiras.

“A gente conseguiu o entendimento, agora com a participação de todos os restaurantes do polo gastronômico, que a abordagem não era a melhor saída. Com a assinatura do termo de acordo entre eles, acreditamos que a Ilha das Caieira voltará a ser local de contemplação, de passeio das famílias e local de degustação dos pratos da culinária capixaba”

Cultura e capacitação

A cultura da abordagem pelos representantes de restaurantes da Ilha das Caieiras teve início quando alguns estabelecimentos foram vendidos ou alugados por empresários de fora do Estado há alguns anos.

Desde 2013, a Semttre ofereceu mais de 100 cursos de capacitação aos empresários locais, em temáticas como qualidade no atendimento, boas práticas na manipulação de alimentos e gestão de negócios, sempre visando a melhoria e implementação do polo gastronômico da região.

Além disso, a Secretaria tem realizado ações de promoção turística nacional para divulgação de eventos na Ilha das Caieiras, como o tradicional Festival da Torta Capixaba e Festival de Frutos do Mar.

Restaurantes presentes e que assinaram o Termo de Acordo
- Bar e Restaurante do Agnaldo
- Moquecaria Teresão
- Restaurante Frutos da Ilha
- Restaurante Caieiras
- Gosto Português
- Restaurante Ilha Bela
- Restaurante Beco do Siri
- Sabor da Ilha
- Pirão da Ilha
- Restaurante Muquequel 


Voltar ao topo da página