Notícias

Diretores de Saúde fazem curso para aprimorar gestão e trabalho nas unidades

Publicada em 02/03/2018, às 15h18 | Atualizada em 02/03/2018, às 15h52

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Curso para diretores da Semus
Diretores de equipamentos da rede municipal de saúde participaram de encontro do curso "Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde"

Com o objetivo de aprimorar os processos de organização da rede de atenção à saúde, diretores de diferentes áreas da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciaram, em fevereiro, o curso "Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde", ministrado pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Uma das propostas é compor, a partir das experiências de cada participante, um projeto de intervenção a fim de promover melhorias da gestão e do cuidado dentro das unidades de trabalho.

Segundo a subsecretária de Atenção à Saúde, Regina Diniz, o curso qualificará ainda mais os gestores da rede para enfrentar os desafios da gestão. "Esse momento promove uma reflexão necessária para a organização do processo de trabalho e possibilitará intervenções no nível local".

Oferecida a distância, a especialização possui carga horária de 390 horas, sendo 32 horas presenciais, divididas em três encontros ao longo da formação, que aconteceram nestas quinta (1º) e sexta (2) na Faculdade Multivix, em Vitória.

O curso, que se estenderá até novembro, é uma oferta da UFF, em parceria com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

Relatos

Segundo a diretora do Pronto-Atendimento de São Pedro, Alessandra Barcelos, foi possível perceber, no primeiro momento presencial, que os gestores irão construir projetos que podem promover melhorias na saúde da população do município. "Estamos tendo a oportunidade de compartilhar saberes, pois a micropolítica acontece em cada unidade de produção dos serviços de saúde".

Para o diretor da Unidade de Saúde de Santa Martha, Rogério Martinelli, a qualificação irá ampliar os conhecimentos dos gestores. "Esse curso tem a proposta de fazermos uma intervenção local na unidade sob nossa direção. Através dele, recebemos ferramentas para alinhar os conflitos dentro da nossa área de atuação".

O diretor do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (Crists), Lauer Marinho Sardenberg, ressaltou que, através do aprendizado, está sendo possível identificar diretrizes para ir mais longe. "Através da qualificação, estaremos preparados para novos desafios propostos na gestão do SUS, que sempre se (re)modela em novidades de leis, protocolos, diretrizes e portarias", disse.


Voltar ao topo da página