Notícias

Diretores, Conselho de Escola e Seme debatem calendário escolar 2018

Publicada em 01/11/2017, às 13h43

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi


Fabrícia Kirmse
Reunião sobre calendário escolar com diretores de Cmeis na Seme
Profissionais da Secretaria de Educação se reuniram para discutir o calendário escolar do próximo ano letivo

O calendário escolar da rede municipal de Vitória para 2018 já está sendo debatido na Secretaria Municipal de Educação (Seme).

Na terça (31), durante a tarde, os diretores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) estiveram reunidos.

Já nesta quarta (1º), pela manhã, o encontro envolveu diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), com a presença da secretária de Educação, Adriana Sperandio, e da subsecretária de Gestão Escolar, Maria do Carmo Starling de Oliveira. Também participaram do diálogo representantes de Conselhos de Escola.

"O calendário escolar é um dos instrumentos organizadores das atividades escolares e dele dependem o planejamento e a execução das ações previstas no plano de ação de cada unidade de ensino. Isso implica, necessariamente, na participação dos profissionais, bem como dos membros dos demais segmentos dos Conselhos de Escola", destacou a subsecretária de Gestão Escolar.

Orientações legais

A subsecretária explica que, no calendário escolar, construído coletivamente pela unidade de ensino, deverão ser observadas as orientações legais, assegurando a carga horária mínima prevista, distribuída por um mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar para a educação infantil e para o ensino fundamental e 166 dias para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

"É muito importante a efetiva participação do diretor escolar e de um representante do Conselho de Escola para a análise e proposição do calendário escolar 2018, observando sempre os aspectos legais, além das questões específicas da comunidade escolar, como formação continuada, conselhos de classe, planejamento coletivo, avaliação institucional, entre outros itens", pontuou Maria do Carmo.


Voltar ao topo da página