Notícias

Direitos Humanos: projeto Cidadania Fundamental ganha reforço de renomada atriz

Publicada em 07/03/2018, às 16h35 | Atualizada em 07/03/2018, às 16h45

Por Josué de Oliveira, com edição de Josué de Oliveira


Divulgação Semcid
Cidadania Fundamental
Dario Coelho e Suely Bispo destacam que o projeto leva reflexões acerca dos Direitos Humanos para os estudantes da rede municipal de ensino

Está previsto para começar em abril mais um ciclo do projeto Cidadania Fundamental, promovido pela Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid). Este ano, a atriz Suely Bispo vai reforçar a equipe de teatro, que leva humor e reflexão para alunos dos 9° anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).

Suely já participou do projeto, mas se afastou para participar da novela "Velho Chico", da Rede Globo de Televisão. Além de atuar, a artista também desenvolve projetos literários e tem reconhecimento dentro do movimento negro.

"Fazer teatro e literatura para mim é tudo. Gosto muito de trabalhar nesse projeto, que tem um direcionamento com a minha vida. Terminei meu livro 'Resistência Negra na GV: Dos Quilombos ao Movimento Negro', que será lançado em breve. E tudo isso acaba refletindo no trabalho do projeto Cidadania Fundamental, no qual a gente trabalha com pautas voltadas para questões dos Direitos Humanos".

Cidadania

O gerente de Políticas de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Dario Coelho, explicou que a ideia do projeto é discutir e ampliar o conhecimento desses estudantes. No ano passado, 1,5 mil alunos da rede municipal de ensino passaram pelo projeto.

Eles tiveram oficinas de educação em Direitos Humanos, educação ambiental, educação para o trânsito e para o consumo consciente e sustentável, violência doméstica e contra a mulher, sexualidade e diversidade sexual.

Divulgação Semcid
Projeto Cidadania Fundamental
Projeto tem objetivo de proporcionar conhecimentos das temáticas de Direitos Humanos aos alunos e estimular o exercício da cidadania

Além disso, eles têm a oportunidade de conhecer seus direitos e dar entrada no processo de emissão de documentos pessoais.

"Já estamos preparando mais uma edição do projeto, que existe desde 2010. E este ano temos uma novidade, que é o retorno da atriz Suely Bispo. O teatro é uma das nossas ferramentas para fazer com que esses jovens consigam, de forma descontraída, refletir sobre a importância de termos uma sociedade mais justa e mais humana", disse.

Projeto

Proporcionar conhecimentos das temáticas de Direitos Humanos e estimular o exercício da cidadania, facilitando o acesso à documentação civil básica de todos os estudantes matriculados na 8ª série (9º ano) da rede pública municipal de ensino de Vitória. Esses são os objetivos do projeto Cidadania Fundamental, realizado em parceria com o Procon de Vitória, por meio do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.

Seguindo o cronograma de cada região, as escolas levam seus alunos até a Casa do Cidadão, onde eles participam de variadas oficinas.


Voltar ao topo da página