Notícias

Dia Mundial da Criança: alunos vão assumir gestão de Vitória nesta segunda

Publicada em 16/11/2017, às 12h09 | Atualizada em 16/11/2017, às 16h19

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
ALUNOS QUE IRÃO PARTICIPAR DO DIA DO PREFEITO
Alunos da rede municipal de ensino vão acompanhar e vivenciar um dia de trabalho dos gestores da Prefeitura de Vitória

Nesta próxima segunda-feira (20), estudantes da rede municipal de ensino de Vitória, com idades entre 10 e 15 anos, irão assumir a gestão da cidade e, a partir dessa experiência, trazer sua visão, sonhos e também propostas para oferecer uma vida melhor para a população da capital.

A iniciativa faz parte da comemoração do Dia Mundial da Criança, uma ação global do Unicef, que, em Vitória, terá o tema #somostodosprefeitos. Na data, também é comemorado o Dia da Consciência Negra no Brasil.

Durante todo o dia, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, o vice-prefeito, Sérgio Sá, e também vários secretários serão acompanhados por dois alunos em suas agendas e seu expediente.

Participam da ação os secretários de Educação, Adriana Sperandio; Saúde, Cátia Lisboa; Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann; Central de Serviços, Leonardo Gonçalves; Assistência Social, Iohana Kroehling; Esportes e Lazer, Wallace Valente; Cidadania e Direitos Humanos, Nara Borgo;  Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel Zouain; Cultura, Francisco Grijó; Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro; e Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini.

Projeto de lei

Carlos Antolini
ALUNOS QUE IRÃO PARTICIPAR DO DIA DO PREFEITO
Ação faz parte da comemoração do Dia Mundial da Criança, que é uma ação global do Unicef

Além de acompanharem um dia inteiro de trabalho na Prefeitura e nas secretarias municipais, os estudantes também exercerão uma importante tarefa: formular um projeto de lei que institui em Vitória o Dia Municipal da Criança e do Adolescente.

"É uma iniciativa incrível e de extrema importância para o empoderamento estudantil. O objetivo é que os estudantes apresentem suas próprias ideias para a melhoria da cidade, de maneira que Vitória fique cada vez mais com a cara de seus moradores", revelou a secretária de Educação, Adriana Sperandio.

Depois de finalizado em conjunto com os alunos, o projeto de lei será encaminhado ao prefeito Luciano Rezende, que, por sua vez, enviará à Câmara Municipal para aprovação. Os próprios alunos irão apresentar e defender a medida no plenário da casa.

O prefeito Luciano Rezende está entusiasmado com a ação e se disse ansioso para vivenciar essa experiência com os estudantes. "É um trabalho em parceria com o Unicef que nos orgulha muito. Vamos receber esses alunos com muito carinho", destacou.

Envolvimento

Os estudantes também se mostraram muito animados com a possibilidade de participar do projeto. "Pretendemos participar bastante do que for possível. Estamos animados e muito interessados, principalmente se pudermos ajudar a mudar ainda mais nossa cidade", afirmam os estudantes Davi Calazans e Lara Félix, incumbidos de acompanharem o prefeito e o vice-prefeito no dia 20.

Dia Mundial da Criança

A data entrou no calendário mundial em 1954, em um esforço de chamar atenção aos desafios enfrentados por crianças em diferentes partes do mundo. Exatamente 35 anos depois, no dia 20 de novembro de 1989, a Assembleia Geral da ONU aprovou a Convenção sobre os Direitos da Criança, que se tornou o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado na história mundial.

A convenção tem sido um instrumento fundamental para colocar as crianças e os adolescentes - e a garantia de seus direitos - no centro da agenda global de direitos humanos e do desenvolvimento dos países.

A partir de 2017, o Unicef fortalece a data propondo um momento único "para crianças, por crianças". A proposta é dar visibilidade aos desafios da infância e adolescência, garantindo a elas a oportunidade de se expressar, falar sobre suas preocupações e expor suas ideias, como agentes de mudança.


Voltar ao topo da página