Notícias

Dia Mundial da Criança: alunas conhecem parte da rede municipal de saúde

Publicada em 20/11/2018, às 17h20

Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Dia Mundial da Criança na SEMUS
Alunas participaram da rotina de trabalho da secretária Cátia Lisboa
André Sobral
Dia Mundial da Criança na SEMUS
Estudantes conheceram as dependências do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental

As adolescentes Thais Reynaud dos Santos Pedroni e Esther Marina Reis Alves, ambas de 14 anos, acompanharam parte do dia da secretária de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa, na tarde desta terça-feira (20), no Dia Mundial da Criança. Elas conheceram a rotina e alguns equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). 

Cátia Lisboa apresentou a secretaria e ressaltou a importância dos serviços prestados à população. "Nós temos a responsabilidade e o compromisso em defesa da vida das pessoas. Trabalhamos em prol de efetivar o Sistema Único de Saúde (SUS). Temos 29 unidades de saúde e dois Pronto-Atendimentos. Além disso, são de nossa responsabilidade a estruturação e o desenvolvimento de ações do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica", explicou.

Thais e Esther, que estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mauro Braga, no bairro Santa Tereza, acompanharam a secretária não somente no gabinete, mas também fizeram um tour pela Unidade de Saúde de Santo André e nas dependências do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA).

Setores

Na US, elas conheceram todos os setores: a recepção, a sala de vacina e os consultórios médicos. Já no CVSA, conheceram todo o sistema que é voltado a vigilância, prevenção e controle de zoonoses e de fatores ambientais que podem colocar em risco a saúde humana. Viram animais, manipularam microscópios e tiraram muitas dúvidas.

"Foi superbacana a experiência. Dessa forma conseguimos ver na prática coisas importantes que afetam nossas vidas", disse Esther. "É um trabalho bem grande, e não apenas de unidade de saúde, agora sei como funciona a saúde do meu município", acrescenta Thais, que arrisca dizer que quando crescer quer seguir a área da saúde. "Quero essa área, quero cuidar e fazer diferença na vida das pessoas", finalizou.


Voltar ao topo da página