Notícias

Dia de muita literatura na Emef José Lemos de Miranda

Publicada em 15/09/2017, às 13h02

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação/Secretaria de Educação
Alunos participam de II Coletivo Literário na Emef José Lemos de Miranda, em Condusa
Valorização da leitura literária é uma das propostas do projeto "Biblio o quê?"

Mais um dia de muita literatura na rede municipal de ensino de Vitória. Nesta sexta-feira (15), acontece o II Coletivo Literário "Biblio o quê?", na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Lemos de Miranda, em Comdusa. O objetivo do projeto é fortalecer a valorização da leitura literária e de outras linguagens artísticas. 

"Organizar circuitos e mobilizações de leitura nas unidades de ensino é uma forma de sensibilizar as comunidades escolares sobre a importância da formação do aluno-leitor e promover a biblioteca escolar como o espaço-tempo potente de práticas literárias no cotidiano escolar", explica Fábio Mota, assessor pedagógico da Seme.

O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) e pelas bibliotecárias da escola.

Atividades

As ações acontecem, simultaneamente, nas salas de aula, biblioteca, auditório, sala de informática, sala de vídeo, pátio e quadra, nos turnos matutino e vespertino. Entre as atividades propostas, estão contação de histórias, música e poesia, práticas com dobraduras, oficina de marcadores de texto, roda de leitura de gibis variados, entre outras.

Entre os objetivos principais de um evento como esse, Fábio Mota destaca democratizar cada vez mais o acesso à leitura literária; socializar as práticas pedagógicas que estimulam a formação do aluno-leitor; debater a importância da leitura de textos literários e de outras linguagens artísticas no ambiente escolar; e estimular a mediação da biblioteca escolar na construção de práticas literárias sistematizadas e elaboradas coletivamente com a comunidade escolar.


Voltar ao topo da página