Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Dia das Crianças: Vitória vai ganhar três estações de bike para os pequenos

Publicada em 10/10/2017, às 13h32 | Atualizada em 11/10/2017, às 14h51

Por Fabrício Faustini (fafaustini@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves

Bike

Módulo do SOE de Camburi ganhará estação Bike Kids

A criançada que gosta de pedalar ganhará um presente especial nesta quinta-feira (12), quando será entregue a primeira das três estações Bike Vitória Kids, na altura do Clube dos Oficiais. A inauguração acontece no módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) da praia de Camburi, em Jardim da Penha, a partir das 10 horas, com várias atrações para os pequenos, como teatro de fantoches, recreação infantil e pula-pula. 

As demais estarão disponíveis a partir do sábado (14): uma em Jardim Camburi e outra na praça dos Namorados. As estações ficarão localizadas junto às já existentes e serão iguais, porém mais baixas. A rodinha será autorretrátil. A ideia é desenvolver a autonomia da criança e acompanhar o seu desenvolvimento. Assim, ela pode tirar sua bicicleta e usar da forma que se sentir mais segura.

O cadastro será feito em nome dos pais ou responsáveis. Dessa forma, eles é que retiram as bicicletas. As regras de uso serão as mesmas já praticadas no Bike Vitória: tarifa, período de utilização e forma de retirar. A aquisição acontece pelos mesmos canais: aplicativo Bike Vitória ou pelo site.

Manutenção

O sistema não tem custo para o município. Ele é bancado pelos parceiros da Prefeitura - Sicoob e Unimed Vitória -, e a tarifa paga pelos usuários é utilizada para manutenção das bikes.

Segurança

As bikes podem ser usadas por crianças de diferentes idades e tamanhos, já que os bancos e guidões são reguláveis, para atender a crianças de até 1,50m e 50 kg. 

"As pessoas que usam o Bike Vitória sempre solicitaram a ampliação das estações e as bicicletas para crianças. As famílias queriam andar juntas de bike, principalmente aos domingos, nas nossas Ruas de Lazer. Agora, esperamos que as pessoas, com suas famílias e amigos, possam aproveitar os espaços públicos da cidade, nossas praças, praias, ciclofaixas, entre outras opções", comemorou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Prazer

Para o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Tyago Hoffmann,  será uma oportunidade para que as crianças descubram desde cedo o prazer e a utilidade de andar de bicicleta. "Precisamos pensar na mobilidade urbana considerando não apenas o veículo individual, mas também os outros modais, como o transporte público e a bicicleta. E chamar as crianças para que participem é uma boa iniciativa", avaliou.

Dicas para os pequenos
  • Mantenha a calma e o bom humor, pois isso atingirá a criança, deixando-a mais motivada e segura;
  • Explique para a criança que ela deve forçar uma perna de cada vez, e então repetir o movimento;
  • Busque locais planos, amplos e sem obstáculos porque os pequenos, pouco a pouco, embalam e a sensação efetiva de conquista do equilíbrio vem justamente quando atingem uma pedalada mais longa, sem nenhum “pezinho” no chão;
  • É melhor que usem calçados fechados e, de preferência, sem cadarços (para não correr o risco de enrosco na corrente);
  • A questão dos freios pode ser ensinada depois que for atingida a estabilidade no pedal, senão é muita informação de uma só vez;
  • A criança pode cair. Reforce para a criança que ela está indo bem e explique novamente sobre os freios e sobre poder colocar os pés no chão. 

Matéria relacionada

Dia das Crianças: brincadeiras e muita diversão em vários bairros


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site