Notícias

Dia da Mulher: elas ocupam todos cargos de liderança no Procon de Vitória

Publicada em 07/03/2018, às 12h39 | Atualizada em 08/03/2018, às 12h34

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Procon Dia Internacional das Mulheres
Mulheres são maioria em todos os setores e instâncias do Procon Municipal
Leonardo Silveira
Ação do PROCON no Dia Internacional do Consumidor
Para Herica, que é gerente do Procon, a representatividade feminina é importante por potencializar pautas de interesse das mulheres em várias áreas

No Dia Internacional da Mulher, o Procon de Vitória tem muito a comemorar. O órgão é exemplo na construção da igualdade de gêneros, implementando mudanças culturais e, sobretudo, estruturais para a intensificação desse processo. Todos os cargos de chefia dentro da gestão são ocupados por mulheres. Elas também são maioria em todos os setores e instâncias de atuação do órgão.

A gerente do Procon, Herica Correa Souza, revelou que a montagem de um quadro de gestão composto por mulheres aconteceu de forma natural. "Encontramos dentro de nossas equipes mulheres com qualidades e características favoráveis para um líder e, acima de tudo, dispostas a assumir postos estratégicos e de grande responsabilidade. Então, por que não?".

Ela explicou que, para isso, foram criados parâmetros e critérios técnicos alinhados à descrição de um perfil técnico mais apropriado para o cargo. "Assim, aquele servidor que preenche os pré-requisitos assume a posição. Com tranquilidade, transparência e apoio de toda a equipe", destacou Herica.

Herica Correa Souza lembrou que esse modelo empreendido dentro do Procon de Vitória tem respaldo da administração municipal. Os cargos vão desde o primeiro escalão, a exemplo da secretária municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Nara Borgo, de segundo, como a subsecretária Luciana Fiorin, a nível gerencial, como a gerente Herica Correa Souza e, coordenações, como de Atendimento, Larissa Cicilioti, coordenação de Assuntos Jurídicos, Mariana Benincá, e chefia do Cartório, Mariane Hofmman.

Na Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, à qual o órgão está vinculado, por exemplo, 75% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. Além disso, as mulheres são maioria dentro dos quatro conselhos municipais existentes na secretaria.

Perfil

A gerente do Procon de Vitória fez questão de destacar que trabalhar na defesa do consumidor requer não só domínio técnico e total conhecimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC), mas, também, alta capacidade de gerenciamento de conflitos e extrema sensibilidade. "De modo geral, reunimos no Procon servidoras que têm mostrado esse diferencial importante".

Essa demonstração de satisfação vem por conta dos não raros casos de atendimento de consumidores que chegam ao órgão, seja nos guichês presenciais, por telefone ou mesmo online, certos de que vão receber alguma vantagem. "Nessa hora, o que conta é a intuição do nosso atendente para perceber que o ocorrido é fantasioso e uma comunicação expressiva para explicar que o mesmo tem deveres a cumprir e não o direito de ganhar".

Herica finalizou afirmando que a representatividade feminina é importante por potencializar pautas de interesse das mulheres em diferentes áreas, além de contribuir decisivamente para maior produtividade em quaisquer órgãos/instituições, sejam eles públicos ou privados.


Voltar ao topo da página