Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Desfile: segurança definida e movimentação de R$ 13 milhões na economia

Publicada em 16/02/2017, às 16h38 | Atualizada em 17/02/2017, às 08h18


Diego Alves

Reunião GGIM

Reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal definiu detalhes do esquema de segurança do Carnaval (Ampliar imagem)

Elizabeth Nader

Aderecistas da Piedade trabalham na finalização de fantasias do carnaval

Aderecistas trabalharam na confecção de fantasias no Sambão do Povo

Com o esquema de segurança definido, os desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória vão gerar uma movimentação de R$ 13 milhões na economia da capital.

Após várias reuniões entre Prefeitura de Vitória, entidades ligadas ao evento e Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses) para discutir detalhes operacionais, principalmente para tratar do esquema de segurança, o desfile foi confirmado e irá agitar o Sambão do Povo, nesta sexta (17) e neste sábado (18). Trata-se do terceiro maior desfile de escolas de samba do País, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo. 

Nesta quinta-feira (16), a reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) abordou o esquema de segurança, contando com a participação do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, representantes do Exército e Polícia Militar. 

A expectativa é de que passem pelo Sambão do Povo, nos dois dias de evento, cerca de 50 mil pessoas, entre turistas, componentes das escolas e foliões das arquibancadas e camarotes. Cerca de três mil trabalhadores temporários nos barracões e áreas afins estão envolvidos diretamente na produção dos desfiles das agremiações e, dessa forma, ajudam a preparar o espetáculo.

A previsão é de que a ocupação na rede hoteleira na capital, nos dois dias de evento, chegue a 50%, assim como no incremento e fortalecimento do setor de bares e restaurantes.

A Prefeitura de Vitória repassou a organização do desfile para a Lieses no ano passado. Esse novo modelo diminuiu em 70% os recursos públicos empregados no evento. A intenção da administração municipal é torná-lo autossustentável.

Segurança

Uma união de esforços entre a força-tarefa que garante a segurança pública no Estado e a Prefeitura de Vitória, através da Guarda Municipal, irá garantir a tranquilidade dos presentes. "Haverá uma coordenação de esforços que viabilizará a segurança do Carnaval no Sambão", disse o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira. 

A Guarda Civil Municipal de Vitória irá trabalhar realizando patrulhamento no entorno do Sambão e em apoio às forças de segurança, ao Exército e à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

"Em nome do Exército e da força-tarefa conjunta, posso dizer que o efetivo é plenamente satisfatório para que o evento tenha a garantia de que será realizado a contento. A tropa enviada é a elite do Exército, e nós faremos o patrulhamento ostensivo, priorizando as vias que dão acesso ao Sambão do Povo", disse o tenente coronel Emílio.

"É um ciclo de responsabilidades, e nós vamos disponibilizar patrulha a pé, em viaturas e um cerco tático em torno do Sambão". disse o coronel da Polícia Militar Sartório.

De acordo com o presidente da Lieses, Rogério Sarmento, a segurança interna do Sambão será feita também por uma empresa contratada pela Liga.

Marcos Salles

MUG - Mocidade Unida da Glória - Campeã do Grupo A do Carnaval 2015

Escolas vão levar criatividade e muita alegria para o Sambão do Povo na sexta e no sábado (Ampliar imagem)

André Sobral

Desfile da Escola de Samba Novo Império - Campeã do Grupo A do Carnaval 2016

Carnaval de Vitória abre os festejos no País e é considerado o terceiro maior do Brasil (Ampliar imagem)

Iluminação

Para garantir a segurança dos foliões que vão participar do evento, a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) está realizando várias melhorias no entorno do Sambão do Povo.

As equipes de sinalização fizeram a manutenção das placas de trânsito e faixas de pedestre na região. A iluminação também ganhou reforço de 120 refletores com vapor metálico e potência de 400 watts. Além disso, toda a região já havia ganhado iluminação nova, com a substituição de todas lâmpadas antigas e amarelas por novas, brancas e mais modernas.

Ônibus

Como nos anos anteriores, a Setran montou um esquema especial de reforço no transporte para garantir que os foliões cheguem ao Sambão e voltem para casa em segurança.

Um ponto de ônibus provisório ficará no canteiro central que fica antes da rodoviária de Vitória, no sentido Santo Antônio - Centro, na avenida Robert Ewald.

A partir das 23 horas de sexta (17) e sábado (18), as viagens extras criadas especialmente para o Carnaval de Vitória 2017 começarão a circular, até o fim da demanda. Fiscais da Setran ficarão no ponto orientando os passageiros e planejando, junto com os motoristas de ônibus, os itinerários dos carros, de acordo com os destinos dos passageiros.

Além dos ônibus extras, os coletivos noturnos, também conhecidos como “bacuraus”, vão funcionar normalmente, por meio das linhas 130, 160 e 210, passando perto do Sambão.

Táxis

A Setran também preparou dois pontos de táxis provisórios para atender os foliões durante o desfile de Vitória. Um deles ficará no início da avenida Dário Lourenço de Souza, na altura do shopping da região, próximo à avenida Nair Azevedo, com 50 vagas rotativas.

O outro ficará na dispersão do Sambão, próximo ao Clube de Pesca Mar e Terra. Aproximadamente 20 táxis ficarão à disposição dos usuários durante os dois dias de desfiles.

Também haverá fiscais nesses pontos, organizando os táxis e auxiliando as pessoas, tirando dúvidas e observando se os taxistas estão utilizando o taxímetro e respeitando o número máximo de passageiros por veículo.

Nova interdição na região do Sambão

A partir desta quinta-feira (16), as ruas Engenheiro Manoel dos Passos Barros e Dom Benedito, que hoje são utilizadas pelo desvio da avenida Dário Lourenço, bloqueada desde o dia 5 de dezembro, ficarão interditadas até domingo (19).

Assim, os motoristas devem seguir pela avenida Santo Antônio, tanto os que que saem do bairro quanto os que vão do Centro para o Sambão do Povo. Já os motoristas que vêm pela rua Nair Azevedo Silva devem seguir em direção à Segunda Ponte.

Limpeza

O Sambão do Povo e suas redondezas receberam uma ação especial de limpeza para a folia. A Secretaria Municipal de Serviços (Semse) realizou um mutirão na avenida Dário Lourenço, onde vão desfilar as escolas, e nos bairros Santo Antônio e Mário Cypreste. Foram dois carros-pipa e duas equipes de garis - 25 homens em cada - para fazer os serviços de varrição, capina e limpeza de bueiros das ruas e varrição e lavagem das arquibancadas, além da área de dispersão.

Nestas quinta (16) e sexta (17), o mutirão de limpeza continua no entorno do Sambão, com a atuação de 50 garis. No sábado (18), três equipes, com 75 homens, dois caminhões compactadores, dois caminhões-pipa e um caminhão baú, farão a limpeza da área externa do Sambão do Povo. Já no domingo (19), após os desfiles, 100 garis farão a limpeza das ruas e todo o entorno.

Wi-fi

No Sambão do Povo, as pessoas poderão fazer postagens e navegar na internet usando o wi-fi livre do Vitória Online. Nada menos do que 8 antenas instaladas ao longo da passarela do samba permitirão até 4 mil acessos simultâneos. O sistema permite que os foliões transmitam informações, fotos e vídeos em tempo real a partir de smartphones ou tablets.

Ensaio técnico

Na noite da última segunda-feira (13), aconteceu o "mega ensaio técnico" do Carnaval de Vitória, no Sambão do Povo, com a participação de bateria, casal de mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, passistas, destaques, baianas e alas coreografas das escolas do Grupo Especial: Unidos de Jucutuquara, Piedade, Mocidade Unida da Glória, Boa Vista e Novo Império. A Pega no Samba não esteve presente por motivos internos.

Desfiles

O desfile de Vitória acontece sexta (17) e sábado (18), a partir das 21 horas. No primeiro dia, desfilam, na ordem, São Torquato, Chegou o que Faltava, Rosas de Ouro, Chega Mais, Andaraí, Tradição Serrana, Imperatriz do Forte e Barreiros, pelo Grupo de Acesso.

No sábado, pelo Grupo Especial, desfilam as escolas Novo Império, Jucutuquara, Mocidade Unida da Glória, Pega no Samba, Unidos da Piedade e Independentes de Boa Vista.

Leonardo Silveira

Ensaio Técnico da Escola de Samba Unidos de Jucutuquara

Escolas de samba realizaram ensaio técnico na passarela do samba na última segunda (Ampliar imagem)

Leonardo Silveira

Ensaio Técnico da Escola de Samba Unidos de Jucutuquara

Casal de mestre-sala e porta-bandeira da Jucutuquara participou do ensaio (Ampliar imagem)


Informações à imprensa:

Deyvison Longui (dlbatista@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 33826128 / 98889-5575

Com edição de Matheus Thebaldi

Com colaboração de Giovana Rebuli e Vinícius Yungtay


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site