Notícias

Depois das chuvas, serviços de poda e paisagismo são retomados

Publicada em 13/11/2018, às 15h43

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Poda de grama
Equipe de poda de grama na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes
Divulgação Semmam
Poda de grama
Equipe de poda de grama na avenida Saturnino de Brito

Depois de atuarem por mais de três dias exclusivamente em atendimentos de urgência e emergência por conta das chuvas que atingiram a capital, priorizando os casos de queda de árvores e galhos e os chamados que eram feitos para o Fala Vitória 156 e para a Defesa Civil Municipal, todas as equipes de podas e de paisagismo e arborização da Gerência de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) voltaram à rotina semanal de trabalhos programados.

As ações de podas de árvores, paisagismo e plantio de grama foram reiniciadas nesta segunda-feira (12), param no feriado de quinta (15) e serão retomadas na sexta (16), atendendo 23 bairros. Uma equipe de arborização e paisagismo estará também durante toda a semana no Parque da Fonte Grande.

As equipes atuam nestes bairros: Centro, Mata da Praia, Ilha das Caieiras, Santo André, São Pedro, Goiabeiras, Solon Borges, Antônio Honório, Praia do Canto, Ilha de Santa Maria, Maruípe, Santa Lúcia, Barro Vermelho, Santa Luiza, Bento Ferreira, Enseada do Suá, Santa Helena, Mata da Praia, Tabuazeiro, Jucutuquara, Jardim da Penha, Jardim Camburi e Conquista.

Programação

Todas as solicitações são discutidas e planejadas na semana anterior pelos técnicos da Semmam e entram em uma programação, sendo priorizados os casos considerados de urgência (no caso, podas de árvores). 

"Temos equipes que, quando necessário, atendem até nos finais de semana, como foi nos últimos sábado (10) e domingo (11), quando estavam de prontidão priorizando as demandas que chegavam a todo momento por conta da grande chuva que atingiu Vitória", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Casos especiais e emergência

Em situações especiais ou de emergência, como acidentes automobilísticos, chuvas e ventos fortes ou outro tipo de ocorrência que envolva alguma espécie de árvore, as ocorrências são atendidas quase que imediatamente após a comunicação chegar à Semmam.

Todas as solicitações devem ser direcionadas para o Fala Vitóira 156 e, depois de registrada a ocorrência, um técnico vai ao local e faz uma avaliação para agendar o serviço. Moradores não são autorizados a fazer poda de árvores localizadas em calçadas e outros locais públicos.

A programação e o roteiro de trabalho dos serviços de poda de árvores obedecem à época das espécies, já que algumas árvores crescem mais que as outras e necessitam menos do serviço de poda.

Divulgação Semmam
Poda de grama
Rua Tupinambás, em Jardim da Penha
Divulgação Semmam
Poda de grama
Canteiro Araceli, em Jardim Camburi

Voltar ao topo da página