Notícias

Democracia e saúde são temas da conferência municipal de saúde

Publicada em 18/03/2019, às 16h22

Por Eduardo Brinco, com edição de Melissa Künsch


Divulgação Semus
Conferência de Saúde
A etapa municipal da Conferência Nacional de Saúde acontece dias 26 e 27 de março no Teatro Universitário, na Ufes

Nos próximos dias 26 e 27 de março, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e o Conselho Municipal de Saúde de Vitória (CMSV) vão realizar, no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a etapa municipal para a 16ª Conferência Nacional de Saúde que tem como tema central “Democracia e Saúde”.

O objetivo da Conferência é incentivar a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) – em suas diversas representações, trabalhadores de saúde, gestores e prestadores de serviços de saúde, a discutirem temas relevantes para cenário do SUS principalmente em sua esfera nacional.

A programação no primeiro dia do evento conta com uma a palestra “Saúde como Direito e Consolidação do SUS”, com o médico sanitarista Dr. Gastão Wagner de Sousa Campos, professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), debates e a entrega de propostas.

Já no segundo dia, a palestra é sobre Financiamento no SUS com Dr. Marcos Franco, sanitarista e assessor do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conansems). Além disso, será realizada a votação e aprovação das propostas e eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Saúde.

Sobre a conferência nacional

A 16ª Conferência Nacional de Saúde é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde e será realizada em Brasília, de 4 a 7 de agosto deste ano. O evento pretende traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país, tendo como tema central “Democracia e Saúde” e como eixos temáticos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento do SUS.


Voltar ao topo da página