Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Defesa Civil utiliza drone para monitorar áreas de risco na capital

Publicada em 07/02/2019, às 15h32

Por Melissa Künsch (mwkunsch@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini

Ação Defesa Civil com Drone no Morro do Jaburu

Defesa Civil tem o auxílio de um drone para monitorar as áreas de risco na capital (Ampliar imagem)

Carlos Antolini

Ação Defesa Civil com Drone no Morro do Jaburu

Voluntários dos NUPDEC´s fizeram ação no Jaburu em parceria com a Defesa Civil (Ampliar imagem)

O monitoramento das áreas de risco de Vitória é feito de forma constante pela Defesa Civil Municipal. Nesse trabalho, além do empenho dos profissionais do órgão, é de extrema importância a parceria com os voluntários dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC's).

Nesta quinta-feira (7), o voluntariado se aliou à tecnologia para realizar uma importante ação nas comunidades de Jaburu e Gurigica. Um drone, de propriedade de um dos voluntários do NUPDEC, foi utilizado para auxiliar os técnicos da Defesa Civil a mapear áreas de difícil acesso, como topos de morros.

O designer gráfico Wilson Roberto, que é voluntário do NUPDEC, disponibilizou seu equipamento para auxiliar o órgão, registrando em vídeos e fotos as partes mais altas dos dois bairros.

"Desde as últimas chuvas, fui motivado a participar do NUPDEC para poder oferecer minha ajuda em casos de desastres em áreas de risco. Acho que cada cidadão pode ser um agente transformador dentro de sua comunidade. E essa parceria com a Defesa Civil permite que eu faça isso dentro da minha cidade", comentou Wilson, que é morador do bairro Santa Helena.

Divulgação Defesa Civil

Wilson Roberto mostra seu drone

Designer gráfico Wilson Roberto, que é voluntário do NUPDEC, disponibilizou seu equipamento para auxiliar o órgão

Wilson Roberto/Divulgação

Imagem área de morro de Vitória feita com drone

Equipamento registra em vídeos e fotos as partes mais altas das comunidades

Estratégias

"A participação dos voluntários é fundamental em ações da Defesa Civil de Vitória. Hoje, com essa ação com o drone, pudemos olhar detalhes do alto dos morros que não conseguíamos. Agora, com essas imagens em mãos, poderemos desenvolver novas estratégias para a proteção das áreas de risco", enfatizou Jonathan Jantorno, coordenador da Defesa Civil de Vitória.

Líder comunitário do Jaburu, Sebastião Luiz do Carmo Castro aprovou o uso da tecnologia para ajudar o trabalho da Defesa Civil. "Acompanhei todo o trabalho e achei fundamental a ação. O drone consegue fazer medições e imagens de lugares aonde o homem não consegue ir. Muito bom para ajudar a resolver problemas em encostas".

NUPDEC’s

Com o objetivo de envolver a população na prevenção de desastres, Vitória conta com os NUPDEC's. Os núcleos, formados por moradores dos próprios bairros, auxiliam a Defesa Civil desde o planejamento até a execução de ações.

As principais atividades são: promoção de medidas preventivas estruturais e não estruturais na redução dos riscos de desastres; avaliação de riscos de desastres e preparação de mapas temáticos relacionados com as ameaças, vulnerabilidades dos cenários e áreas de riscos intensificadas; articulação com órgãos de monitoramento, alerta e alarme, com o objetivo de otimizar a previsão de desastres; e organização de planos de chamadas, com o objetivo de otimizar o estado de alerta na iminência de desastres.

Interessados em fazer parte de um dos núcleos podem procurar a sede da Defesa Civil de Vitória, no Centro Integrado de Atenção ao Cidadão (Ciac), na Enseada do Suá. Outras informações no telefone (27) 3382-6168, no horário comercial.

Carlos Antolini

Ação Defesa Civil com Drone no Morro do Jaburu

(Ampliar imagem)

Carlos Antolini

Ação Defesa Civil com Drone no Morro do Jaburu


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site