Notícias

Defesa Civil participa de simulação de emergência com produtos perigosos

Publicada em 10/07/2017, às 12h35 | Atualizada em 10/07/2017, às 12h41

Por Rejane Gandini Fialho, com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Eduardo Brinco


Um teatro de operações foi montado no cruzamento da Avenida Dante Michelini com a Norte Sul, na manhã deste domingo (09) em Vitória. O Corpo de Bombeiros Militar, em parceria com a Defesa Civil de Vitória, realizou um Simulado de Derramamento de Produtos Perigosos com o intuito de capacitar os agentes para atuarem no atendimento a acidentes envolvendo esse tipo de produto.

Simulado de Derramamento de Produtos Perigosos

No local foi simulado um acidente envolvendo um caminhão que transportava amônia anidra que acabou sofrendo ruptura e causando vazamento. A via foi interditada e os órgãos competentes foram chamados para realizarem os procedimentos de emergência como a identificação e controle do vazamento do produto e o socorro à vítima.

“Trabalhamos pensando na preservação da vida e com essa simulação aprimoramos o trabalho integrado das equipes. É com bastante treinamento que teremos condições de garantir o atendimento adequado nas situações reais”, avaliou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Jonathan Jantorno.

Leonardo Silveira
Simulado de Derramamento de Produtos Perigosos
Com roupas especiais, os bombeiros simularam a descontaminação do local.
Leonardo Silveira
Simulado de Derramamento de Produtos Perigosos
Defesa Civil e Corpo de Bombeiros participaram da simulação neste domingo (9).

A iniciativa reuniu mais de 50 profissionais da Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda de Trânsito Municipal e do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Com este evento foi encerrado a programação da Semana de Prevenção contra Incêndio do Corpo de Bombeiros.

Entenda como foi o simulado

Um caminhão carregando amônia anidra errou o caminho da BR e entrou no município de Vitória. Em Jardim Camburi, o motorista bateu e então o tanque rompeu-se causando assim o vazamento do gás. Em seguida o motorista tenta resolver o problema, mas acaba respirando o gás e desmaia. A Polícia Militar foi acionada e, juntamente com a Guarda de Trânsito Municipal, fez o bloqueio das vias e acionou o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Municipal.

Quando chegou ao local, a equipe de Bombeiros detectou qual a carga e vestiu-se adequadamente para fazer o resgate da vítima bem como o estancamento da fissura e a contenção do vazamento. A Defesa Civil isolou a aérea afetada em até 1.300 metros do acidente e, juntamente com os técnicos do Iema, avaliou os impactos da aérea e aqueles causados ao meio ambiente.


Voltar ao topo da página