Notícias

Defesa Civil firma novas parcerias para capacitação de voluntários

Publicada em 01/02/2019, às 12h00

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Defesa Civil/Divulgação
Reunião na Defesa Civil de Vitória
Reunião com Defesa Civil selou novas parcerias para combate a desastres em áreas de risco
Defesa Civil/Divulgação
Defesa Civil - Capacitação
Defesa Civil capacita voluntários nas comunidades para atuação na prevenção de acidentes

A Defesa Civil de Vitória firmou nesta última quinta-feira (31) duas importantes parcerias para a capacitação de voluntários nas comunidades. Os novos parceiros do órgão para atuar em ações junto aos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC's) são o Corpo de Bombeiros Voluntários do Espírito Santo e a Associação Mão na Massa.

"A atuação dos voluntários das comunidades em áreas de risco auxilia bastante o trabalho da Defesa Civil de Vitória. Com esses novos parceiros da sociedade civil, vamos ampliar ainda mais a nossa rede de pessoas capacitadas para ajudar nossas equipes em situações adversas", explicou o coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno.

A participação do Corpo de Bombeiros Voluntários nas capacitações comunitárias vai levar ainda mais informação aos participantes, uma vez que poderão ter aulas sobre como agir, por exemplo, em incêndios, remoção de feridos em desastres e identificação de riscos.

A diretoria do Corpo de Bombeiros Voluntários do Espírito Santo é composta por Vantuir Sabino (presidente), Celso Alves (vice-presidente) e Ricardo Costa (diretor).

Já a Associação Mão na Massa, presidida por Maria Helena e Fernanda Pereira, atuará com o objetivo de oferecer atividades que contribuam para o desenvolvimento pessoal e social das pessoas. Por meio de atividades como oficinas de artesanato e música, cursos, esporte, passeios e outras ações, os voluntários oferecerão ferramentas de conscientização voltadas para a responsabilidade social.

NUPDEC´s

Com o objetivo de envolver a população na prevenção de desastres, Vitória conta com os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC's). Os núcleos, formados por moradores dos próprios bairros, auxiliam a Defesa Civil desde o planejamento até a execução de ações.

As principais atividades são: promoção de medidas preventivas estruturais e não estruturais na redução dos riscos de desastres; avaliação de riscos de desastres e preparação de mapas temáticos relacionados com as ameaças, vulnerabilidades dos cenários e áreas de riscos intensificadas; articulação com órgãos de monitoramento, alerta e alarme, com o objetivo de otimizar a previsão de desastres; e organização de planos de chamadas, com o objetivo de otimizar o estado de alerta na iminência de desastres.

Interessados em fazer parte de um dos núcleos podem procurar a sede da Defesa Civil de Vitória, no Centro Integrado de Atenção ao Cidadão (Ciac), na Enseada do Suá. Outras informações no telefone (27) 3382-6168, no horário comercial.

Defesa Civil/Divulgação
Capacitação Defesa Civil
Defesa Civil/Divulgação
Capacitação Defesa Civil

Voltar ao topo da página