Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Curso Hortas da Saúde estimula o cultivo e a preparação de alimentos orgânicos

Publicada em 02/08/2018, às 15h40

Por Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Com edição de SEGES/SUB-COM


Carlos Antolini

Alunos do Curso

O curso "Hortas da Saúde" tem o objetivo de orientar sobre o cultivo e a preparação de alimentos orgânicos e ensinar como construir hortas urbanas

Horta da Saúde no CRPD

O evento será realizado uma vez por semana no Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) onde será cultivada uma horta no local

Teve inicio na última quarta-feira (1º) o curso "Hortas da Saúde”, idealizado pela equipe responsável pelas Práticas Integrativas e Complementares (PIC's) da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O curso tem como objetivo, orientar sobre o cultivo e a preparação de alimentos orgânicos e ensinar como construir hortas urbanas nas comunidades e em casa.

O evento, será realizado uma vez por semana no Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), no bairro Segurança do Lar, onde será cultivada uma horta no local. "O curso é a condição fundamental para implantação da horta, que, depois, será mantida e cuidada pelos moradores, com o apoio da Prefeitura, conforme as necessidades que surgirem. Portanto, quem vai colocar a mão na massa, semeando, colhendo e cuidando, são os guardiões da horta", disse a médica homeopata e referência técnica nessa área da Semus, Henriqueta Sacramento.

O evento reuniu participantes de vários bairros da capital que estão sendo orientados sobre cultivo, cuidados com as pragas e doenças, valores terapêuticos e medicinais, consumo consciente, respeito ao meio ambiente e preparo de alimentos naturais.

Ampliação

As hortas urbanas comunitárias trazem tantos benefícios à saúde das pessoas que a Prefeitura de Vitória estipulou em seu Plano de Metas 2018-2020 que a cidade deverá ter 16 espaços públicos como esses nos próximos dois anos.

Entre os benefícios que as hortas trazem para as pessoas, estão:

• ajudam a adquirir hábitos alimentares saudáveis;
• contribuem para melhorar as relações dentro das comunidades;
• tornam mais acessível a aquisição de alimentos frescos, livres de agrotóxicos e com garantia da procedência;
• auxiliam na prevenção de doenças crônicas, como hipertensão, obesidade, diabetes, além de gripes, resfriados e outras viroses oportunistas da baixa imunidade;
• estimulam a atividade física;
• funcionam como terapia para pessoas com depressão ou fobias;
• ensinam as famílias a refletir sobre o autocuidado com a saúde e com a alimentação saudável;
• desenvolvem a consciência ecológica nas comunidades ao estimular as discussões sobre os riscos dos agrotóxicos não apenas para a saúde humana, mas também para todo o planeta e sua biodiversidade.

Solicitação de hortas urbanas

Qualquer cidadão pode solicitar uma horta para sua comunidade. O munícipe pode entrar em contato direto com a equipe responsável por meio do e-mail promocaodasaude@vitoria.es.gov.br ou protocolar o pedido na Prefeitura de Vitória.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site