Notícias

Cultura lança Edital de Seleção de Projeto de Atividade Artística e Cultural

Publicada em 01/08/2017, às 12h40 | Atualizada em 01/08/2017, às 12h43

Por Leo Vais, com edição de Eduardo Brinco


Marcos Salles
Apresentação Teatral Como a Gente Gosta do Grupo Maria Cotia na Praça Dom João Batista em São Pedro
Proposta do edital é selecionar atividades artísticas e culturais

Seguindo o cronograma de publicação dos Editais de Ocupação e Circulação da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), foi publicado nesta segunda-feira (31), no Diário Oficial do Município, o Edital de Seleção de Projeto de Atividade Artística e Cultural, ano 2017/2018.

O edital tem o objetivo de selecionar 14 projetos de atividades artísticas e culturais, produzidas e lançadas no município de Vitória, para compor a programação de eventos culturais que serão realizados ou apoiados pela Semc em 2017 e 2018.

A ocupação, por meio de editais, é uma meta do Plano Municipal de Cultura, que estabelece as diretrizes da política cultural do município entre os anos de 2014 e 2024.

Edital

O Edital de Seleção de Projeto de Atividade Artística e Cultural irá contemplar 14 projetos artísticos em sete categorias: Artes Integradas, Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Música e Teatro.

  • Artes Integradas: projetos desenvolvidos a partir de iniciativas de caráter experimental cuja proposta inclui o diálogo entre diferentes linguagens, estéticas, proposições e/ou núcleos artísticos, promovendo e estimulando o desenvolvimento de processos de criação conjunta, contemplando diferentes formatos/meios de produção e espaços de realização.
  • Audiovisual: projetos que combinem, ou não, som e imagem, associada à tecnologia e à linguagem utilizada para a produção e exibição pública do produto audiovisual.
  • Circo: projetos desenvolvidos a partir de um conjunto de ações realizadas por artistas circenses ou por grupos circenses (malabarista, palhaço, acrobacista, monociclista, contorcionista, equilibrista, ilusionista, dentre outros da área do circo).
  • Cultura Popular: projetos voltados para as manifestações da cultura popular que simbolizem e tragam em seu conteúdo elementos ligados à identidade local envolvendo a valorização e a preservação do Patrimônio Cultural Imaterial enquanto identidade cultural e social.
  • Dança: projetos desenvolvidos a partir da expressão artística e cultural que se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos coreografados ou improvisados, por meio de signos de movimento, individuais ou coletivos, com ou sem ligação musical, em diferentes estilos (clássico, contemporâneo, afro, hip-hop, urbano, entre outros) e para diferentes públicos.
  • Música: projetos desenvolvidos a partir da apresentação pública de artistas da música, que apresentam um repertório, em trabalho solo ou em grupo, de qualquer gênero ou estilo de música, acompanhada ou não de qualquer tipo de instrumento.
  • Teatro: projetos desenvolvidos por meio do texto ou argumento, do ator e do público, cuja arte assume diferentes linguagens e formatos como: monólogos, teatro infantil, teatro de rua, teatro para adultos, dentre outros.

Na primeira categoria serão contempladas duas propostas em cada categoria, com recursos financeiros de seis mil e quinhentos reais cada, num valor total de 91 mil reais.

Inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 45 dias, contados a partir do 1º dia útil, após a data de publicação do edital no Diário Oficial do Município, ou seja, entre os dias 1º de agosto e 15 de setembro.

O projeto deverá ser protocolado, em dias úteis, das 12 às 18h, no Protocolo Geral da Prefeitura de Vitória, localizada à Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927 – Bento Ferreira – Vitória (ES) – CEP. 29.050-945, visando à abertura de processo administrativo.

Somente serão aceitas as inscrições de proponentes residentes no município de Vitória. Os interessados em participar do presente edital poderão obter informações por meio da página eletrônica dos Editais da Cultura e/ou por meio do telefone (27) 3222-2068 e/ou no endereço eletrônico: fundodecultura@vitoria.es.gov.br.


Voltar ao topo da página