Notícias

CRPD: Dia D ajuda pessoas com deficiência a conquistar vaga de emprego

Publicada em 10/10/2018, às 17h39 | Atualizada em 10/10/2018, às 17h39

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Dia D das pessoas com deficiência no CRPD
CRPD teve programação especial para as pessoas com deficiência

Foram oito horas dedicadas à inclusão social e profissional. Assim foi o Dia D de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos beneficiários reabilitados pelo INSS. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), aconteceu nesta quarta-feira (10), no Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), no bairro Segurança do Lar.

Ao todo, o Sine de Vitória realizou 39 atendimentos, entre encaminhamentos ao mercado de trabalho (no total, 70 vagas), cadastros de currículo e palestras sobre reabilitação profissional.

A recepcionista Lucineia Duarte Avelino estava em busca de emprego. Além disso, ainda teve a oportunidade de participar das palestras realizadas pelo INSS e saiu confiante em conseguir uma vaga.

"Foi uma ótima oportunidade. Muitas vezes, a gente não consegue sair por aí, bater de porta em porta atrás de emprego, e aqui a gente consegue fazer isso com mais facilidade", contou.

Para o auxiliar de produção Rosevaldo Dias, o Dia D foi uma esperança para entrar no mercado, já que está há oito meses desempregado. "Com essa crise econômica, está muito difícil para todo mundo. Já fiz algumas entrevistas, mas a gente tem que ter esperança", disse o trabalhador, após passar pela seleção de uma empresa que estava fazendo recrutação no espaço.

Outras ações

No evento, também houve distribuição de material informativo sobre direitos do consumidor, Programa Adolescente Aprendiz, além de agendamento para emissão de Carteira de Trabalho e de Identidade e orientações para microempresários.

As pessoas também receberam instruções para uso do site Vix Cursos. Empresas também realizaram entrevistas com candidatos a uma oportunidade de trabalho.

Movimentação

O gerente de Encaminhamento ao Mercado do Sine, Robson Brandão, considerou a ação positiva e registrou movimento maior que no ano passado. "Foi um dia voltado para a inclusão social e profissional, além de fazer com que as empresas também se conscientizem da importância de disponibilizar vagas de trabalho para as pessoas com deficiência", disse.

Atendimento específico

O Sine de Vitória sempre promove às quartas-feiras um atendimento específico no CRPD. "A ideia é facilitar cada vez mais o acesso dessas pessoas que buscam oportunidades", explicou Robson.

As pessoas com deficiência também podem buscar vagas de emprego no link Trabalha Vix. Nesta quarta-feira (10), por exemplo, há chances de trabalho para analista de marketing, balconista de farmácia, promotor de vendas, técnico em administração, entre outras áreas.


Voltar ao topo da página