Notícias

Crianças e adolescentes de Vitória desenvolvem talentos nos 13 Cajuns da cidade

Publicada em 11/08/2017, às 07h00

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Júlio Barros


Kika Carvalho / Semas
Cajun do morro do Jaburu
Crianças e adolescentes do Cajun do morro do Jaburu fizeram pinturas nos becos e escadarias da região
Kika Carvalho / Semas
Cajun do morro do Jaburu
Trabalho dos pequenos valorizou o local e ainda eliminou as pichações

Os muros coloridos dos becos e escadarias do morro do Jaburu impactam positivamente no humor e na autoestima dos moradores. Os responsáveis pela arte que torna o ambiente mais prazeroso são crianças e adolescentes de 6 a 15 anos que participam da unidade local do projeto Caminhando Juntos (Cajun).

Munidos de pincéis e tintas, eles saem acompanhados da educadora social Jéssica Carvalho, escolhem as paredes estratégicas e, com a devida autorização, criam as grandes obras de arte do bairro.

"Agora, as pessoas estão valorizando o morro. Antes, estava tudo feio, tudo pichado. Agora, as pessoas estão vendo o nosso trabalho e pedindo para a gente fazer mais", disse Carlos Eduardo Martins Victório, de 11 anos, do Cajun Jaburu.

As oficinas de Artes do Cajun do Jaburu são comandadas pela facilitadora Kika Carvalho. "Além de revitalizar a comunidade com cores vivas, as crianças pintam muros, fachadas e casas com palavras de incentivo e se tornam protagonistas da mudança de hábito dos moradores, na busca de uma comunidade mais consciente", diz Kika.

O Cajun Jaburu desenvolve ainda atividades de conscientização sobre o descarte correto do lixo, colocando sempre dentro do horário e nos lugares devidos, como forma de manter o território limpo, saudável e livre da dengue e da chikungunya. Essas ações são realizadas em parceria com a Associação de Moradores e Grupo Nação.

Unidades

O que acontece no Jaburu é só um exemplo das atividades desenvolvidas nas 13 unidades dos Cajuns da cidade. Ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o projeto tem como objetivo desenvolver o potencial dos meninos e meninas, promovendo a autoestima e fortalecendo o vínculo com suas famílias, a escola e a comunidade.

Voltados para a promoção de cultura, esporte e inclusão social, os Cajuns oferecem oficinas alegres e descontraídas, com foco na boa convivência e no emprego de conteúdos ligados à cidadania e ao meio ambiente.

Criatividade e dedicação que transformam

Na região do Centro, o destaque é um intercâmbio entre crianças do Cajun Morro do Quadro e idosos do Centro de Convivência para a Terceira Idade do Centro (CCTI). Eles se encontram quinzenalmente e produzem juntos peças de artesanato, por meio da oficina Arte Solidária.

"A integração entre crianças e idosos é um avanço no que tange à convivência intergeracional. Estamos caminhando verdadeiramente na construção de uma sociedade que desde cedo aprende a conviver harmoniosamente, respeitando as diferenças e seus pares", afirma Famiglia Martins, gerente dos Serviços de Convivência da Semas.

“No Cajun, aprendo coisas diferentes que não teria oportunidade de conhecer em outro lugar. Aqui eu faço amigos e aprendo coisas novas, sem pagar nada”, diz Isleison dos Santos, 13 anos, frequentador do Cajun Andorinhas. 

Serviço

Projeto Caminhando Juntos (CaJun)
Para participar do Cajun, é necessário que os pais ou responsáveis pela criança ou adolescente compareçam à unidade mais próxima de casa e apresentem Certidão de Nascimento, comprovante de residência e matrícula escolar da criança. Coordenação: 3317-9811

 Atividades oferecidas

  • Capoeira
  • Música
  • Dança
  • Circo
  • Coral
  • Informática
  • Percussão

Voltar ao topo da página