Notícias

Crianças dos Cajuns fazem caminhadas pela erradicação do trabalho infantil

Publicada em 12/06/2018, às 18h35

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semas
Crianças do Cajun Bela Vista na campanha contra o trabalho infantil
Crianças do Cajun Bela Vista levaram para as ruas mensagens contra a exploração do trabalho infantil
Divulgação Semas
Crianças do Cajun Nova Palestina na campanha contra o trabalho infantil
Pequenos do Cajun Nova Palestina também participaram da ação nesta terça-feira (12)

As ruas de Vitória ficaram mais coloridas nesta terça-feira (12). Crianças e adolescentes de todas as unidades do projeto Cajun fizeram caminhadas pelos seus bairros e realizaram atividades lúdicas e educativas pela erradicação do trabalho infantil. A mobilização dos Cajuns integra a programação da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em função do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

Faixas, cartazes e panfletos foram criados pelos participantes para sensibilizar as comunidades contra a exploração de crianças e adolescentes. O tema tem sido tratado também com as famílias. O objetivo é mostrar os riscos aos quais as crianças ficam expostas ao realizar trabalhos aparentemente simples, como carregar sacolas em feiras ou vender doces nas ruas.

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e ganhou como símbolo o catavento de cinco pontas coloridas (azul, vermelho, verde, amarelo e laranja), expressando a necessidade de tempo para o lazer na vida das crianças, além do movimento e da alegria que caracterizam a infância.

Divulgação Semas
Crianças dos Cajuns Consolação e Jaburu na campanha contra o trabalho infantil
Cajun Consolação/Jaburu no Dia Mundial contra o Trabalho Infantil
Divulgação Semas
Crianças do Cajun Andorinhas na campanha contra o trabalho infantil
Crianças do Cajun Andorinhas também levaram reflexão para as ruas

Abordagem

Em Vitória, o combate ao trabalho infantil é permanente e é realizado por equipes da Semas. O Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), que monitora diariamente as ruas da cidade, aborda de maneira educativa as crianças que encontra trabalhando e seus familiares em atividades como carregar sacolas em feiras, vigiar carros ou vender doces nas ruas.

A partir do encontro de situações assim, tanto as crianças quanto as famílias passam a ser acompanhadas e assistidas pela rede socioassistencial da Prefeitura.

Pelos programas desenvolvidos pela Semas, no ano passado, Vitória foi selecionada para participar, com outras dez cidades brasileiras, da Pesquisa de Avaliação das Boas Práticas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. O estudo foi realizado pelo professor James Moura Júnior, doutor em Psicologia, com recursos da Organização Internacional do Trabalho.

Disque 100

Para denunciar o trabalho infantil, a população pode ligar para o Disque 100. O serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações são gratuitas e podem ser feitas de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel. As denúncias podem ser anônimas, e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado.

Divulgação Semas
Crianças do Cajun no Mirante do Romão na campanha contra o trabalho infantil
Crianças do Cajun no mirante do Romão
Divulgação Semas
Crianças do Cajun Nova Palestina na campanha contra o trabalho infantil
Crianças do Cajun Nova Palestina

Voltar ao topo da página