Notícias

Crianças de Emef em Joana D´arc têm projeto de combate ao trabalho infantil

Publicada em 13/06/2019, às 14h02

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Combate à exploração do trabalho infantil
Alunos encenaram a peça de teatro "Pimenta nos olhos dos outros é refresco"
Divulgação Seme
Combate à exploração do trabalho infantil
Mural expõe desenhos produzidos pelos estudantes sobre trabalho infantil

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Vercenílio da Silva Pascoal, em Joana D´arc, estão desenvolvendo o projeto "Combatendo a exploração do trabalho infantil".

O projeto tem como objetivo permitir aos alunos a reflexão da importância de permanecer na escola, conscientizando-os de que a educação é a melhor maneira de construir um futuro de esperança, que estudar é o seu ofício, que brincar faz parte do seu desenvolvimento e que é direito seu.

A iniciativa é dos professores de Adriana de Jesus e Oziel Nazaré Abreu. Segundo Adriana, para mergulhar mais fundo no assunto, professores e grupo de alunos do tempo integral visitaram a biblioteca da Ufes, onde tiveram a oportunidade de aprender e receber revistinhas em quadrinhos sobre Estatuto da Criança e Adolescente e trabalho doméstico, tudo para ser trabalhado em sala de aula.

O projeto segue com inúmeras atividades: roda de conversa, desenho livre, discussão da letra da música "Palavra Cantada - Criança Não Trabalha" e vídeo "Trabalho infantil, conheça as consequências".

Teatro

Para colocar em prática o que está aprendendo nas aulas, a turma do tempo integral fez bonito durante apresentação de peça de teatro "Pimenta nos olhos dos outros é refresco", chamando atenção do público para as questões relacionadas à exploração do trabalho na infância.

Infância

"O afastamento da escola é comum, uma vez que o acúmulo de funções acaba por desestimular a educação, chegando à evasão escolar", disse a professora Adriana.

"A infância é o período de crescimento e aprendizagem em que as crianças precisam se dedicar aos estudos e aproveitar para brincar", complementou o professor Oziel.

Parceria

Agora, a ideia é incluir o tema no calendário de atividades escolar por meio de uma parceria com o Ministério do Trabalho.

Divulgação Seme
Combate à exploração do trabalho infantil
Trabalho na Emef integra o projeto "Combatendo a exploração do trabalho infantil"
Divulgação Seme
Combate à exploração do trabalho infantil
Estudantes da Emef tiveram a oportunidade de visitar a biblioteca da Ufes

Voltar ao topo da página