Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Crianças de Cmei escrevem carta pedindo fim da violência

Publicada em 06/09/2017, às 15h47

Por Fabrícia Kirmse (fkcaldas@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Fabrícia Kirmse

Carta de alunos do Cmei da nelcy da Silva Braga pedindo paz

Carta das crianças do Cmei Nelcy da Silva Braga relata que elas ficam assustadas com barulho de tiros e bombas e, por isso, pedem paz

Crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Nelcy da Silva Braga, em Maruípe, produziram uma carta pedindo o fim da violência perto de suas casas. O texto, construído a partir das ideias dos próprios estudantes de 5 e 6 anos da unidade, foi transcrito pela professora e, a pedido dos pequenos, será entregue à polícia, à imprensa, às famílias, aos professores, ao Exército e ao presidente da República, Michel Temer.

A iniciativa surgiu a partir do projeto "De Candinho a Portinari", que a unidade de ensino está desenvolvendo nas duas turmas do grupo 6 no período vespertino. A diretora do Cmei, Iêda Maria Rocha Domingos, explica que foram feitos estudos da infância de Cândido Portinari, sua trajetória, obras e vida.

"Rememorando sua infância, foram exploradas diferentes brincadeiras e desenvolvidas oficinas de construção e diferentes tempos de exploração desse assunto. Conhecemos suas obras que retratam os retirantes, assim também contextualizando os retirantes de hoje, momento em que se lembraram da Síria", pontuou.

Fabrícia Kirmse

Crianças contam que escreveram carta pedindo paz

A partir do projeto "De Candinho a Portinari", crianças fizeram reflexão sobre violência urbana e até a guerra na Síria

Resolução do problema

Segundo a diretora, houve, então, uma contextualização e reflexão sobre a guerra e a violência urbana e, a partir desse debate, os estudantes resolveram construir uma carta e encaminhar, segundo sugestão deles mesmos, para as pessoas que podem ajudar a resolver o problema.

"Escolheram enviar para 'a polícia' , 'os professores', 'as famílias', 'o sargento do Exército', 'o presidente' e 'o moço do jornal'", contou Iêda Maria.

A direção da escola vai atender ao pedido dos alunos e fazer o encaminhamento sugerido por eles. Dentro do mesmo projeto, as crianças estão construindo um painel "Guerra e Paz" (obra de Portinari), na visão dos próprios estudantes.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site