Notícias

Creas do Centro promove oficina para idosos superarem violação de direitos

Publicada em 10/07/2019, às 14h29

Por Paula M. Bourguignon, com edição de SEGOV/SUB-COM


VDivulgação Semas
Lugares e Caminhos Creas do Centro Pessoa Idosas
Idosos tiveram a chance de expressar, por meio de escultura, a violação de direitos que já sofreram

Numa proposta de superar a violação de direitos sofrida por alguns idosos, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do Centro promoveu a oficina manual "Lugares e Caminhos", nesta quarta-feira (10).

Foi uma chance de os idosos relembrarem histórias de vida e mostrar, em forma de escultura, quais partes do corpo já sofreram algum tipo de violência, como mãos, coração e pés. 

"A oficina 'Lugares e Caminhos' é desenvolvida com idosos acamados ou com mobilidade reduzida. Tem como objetivo trabalhar suas histórias de vida e, em forma de esculturas, relembrar a parte do corpo mais sofrida na caminhada, assim como usar essas histórias para ressignificar e superar a violação de direitos", explicou a coordenadora do Creas Centro, Luizane Guedes Mateus.

Creas

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com outros órgãos do poder público e da sociedade civil, tem como objetivo discutir e garantir ações de superação da violação de direitos contra idosos. Esses casos são atendidos pelos Creas.

O Creas oferta os serviços de proteção social especial de média complexidade voltados para famílias e indivíduos com violações de direitos, decorrentes de violência, maus-tratos, negligência, abandono, trabalho infantil, entre outros. Os serviços oferecidos visam fortalecer os vínculos familiares e comunitários, prevenindo o abrigamento e o asilamento.

Onde ficam

Território Centro
Avenida Aristides Freire, nº 36. Centro
Telefone: (27) 3132-8065 e 3132-807

Território Continental
Rua José de Carvalho, nº 374. Ilha de Santa Maria
Telefone: (27) 3381-3414, 3132-1719 e 3223-2331

Território Maruípe
Rua Dom Pedro I, nº 43. Maruipe
Telefone: (27) 3233-3420 e 3235-2880


Voltar ao topo da página