Notícias

Conversas e palestras destacam o aleitamento materno na Semana do Bebê

Publicada em 03/08/2018, às 13h30

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Semana do Bebê
Durante a Semana do Bebê diversas ações estão sendo realizadas nas unidades de saúde de Vitória sobre aleitamento materno
André Sobral
Semana do Bebê
Rachel buscou auxílio para melhorar a pega do filho e assim aproveitar o momento da amamentação

Ele faz os bebês crescerem fortes, saudáveis, ajuda no desenvolvimento da fala, fortalece vínculos e ajuda prevenir diversas doenças tanto para a mãe quanto para o filho. Esses são alguns dos benefícios do leite materno que estão sendo ressaltados em diversas ações realizadas nas unidades de saúde de Vitória durante a Semana do Bebê, que esse ano ganhou o tema "Amamentação: A base para a vida", integrando também a Semana Mundial do Aleitamento Materno.

Dentre as unidades que prepararam atividades para essa semana especial está a de Santa Martha. Nesta quinta-feira (2), enfermeiras, técnica de higiene bucal e alunas de enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) destacaram os benefícios do aleitamento materno e um movimento que vem ganhando força no Brasil chamado Agosto Dourado, numa alusão ao padrão ouro de qualidade que o leite materno possui.

No encontro entre mães e profissionais de saúde em Santa Martha estava Andressa Ferreira da Silva, 37 anos, grávida de 37 semanas de Pyerre. Ela acredita que sempre é importante ouvir o que os profissionais de saúde têm a dizer. “Eu tive meu outro filho há sete anos. Vir aqui me deixa mais tranqüila e segura principalmente nos primeiros cuidados com o bebê”, explica.

Sabrina de Souza Oliveira, 37 anos, estava com o pequeno Lorenzo. Tanto o seu bebê, quanto seus outros dois filhos, receberam aleitamento exclusivo durante seis meses, por livre demanda. Ela conta que o leite materno fez bem para seus filhos e também para ela. “Eu emagreci muito rápido amamentando. E hoje, meus filhos são saudáveis, sem alergias, inteligentes. Deixo meu filho a vontade para mamar. Se uma pessoa tem sede ela não pega água e bebe? Então, pro meu filho, meu leite é tudo: é alimento, é água, é carinho. Além disso, tem coisa melhor do que ver seu bebê mamar?” conclui Sabrina.

Na unidade de saúde de Conquista, a equipe reuniu diversas mães e gestantes para tirar dúvidas, trocar experiências e receber dicas importantes sobre os cuidados necessários com o bebê durante a gravidez e nos primeiros meses.

Rachel Helen Alves de Jesus, 23 anos, estava com seu filho Emanuel, de 4 meses. Ela conta que buscou a ajuda da equipe do Hospital das Clínicas para melhorar a pega do seu filho e assim poder aproveitar o momento da amamentação. “É muito importante que ele mame, pois isso o fortalece, o ajuda em seu desenvolvimento físico e emocional”, explica.

Mirian Ribeiro Gonçalves, 19 anos, estava com Ana Rebeca de 2 meses. Ela gostou muito, principalmente de saber que, apesar de precisar manter uma alimentação saudável, não era culpada pelas cólicas da sua filha. “Uma vez tomei refrigerante, amamentei minha filha e depois ela chorou de cólica. Isso me fez sentir culpa, pois achei que ela sofria porque eu ingeri refrigerante. É muito bom saber que esse tipo de afirmação é mito e que ela não sofreu por minha causa”, conta.

Semana do Bebê
Desde 2014, em parceria com o Unicef, realiza-se em Vitória a Semana do Bebê, integrada à Semana Mundial do Aleitamento Materno. O evento acontece na primeira semana do mês de agosto e tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento integral de bebês, além da sobrevivência de crianças menores de 6 anos.

Para a promoção da campanha, a Semus conta com o apoio das secretarias municipais de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), Assistência Social (Semas), Educação (Seme), Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Segurança Urbana (Semsu) e Meio Ambiente (Semmam).

O evento também conta com o apoio de Unicef, Banco de Leite do Hucam, Banco de Leite do HPM, Hospital das Clínicas, TOXCEN – ES, Apae Vitória, Banda Júnior da Polícia Militar do ES, Escola de Samba Unidos da Piedade, Eteses, Anjos da Enfermagem (Coren/ES), Emescam, Avalanche Missões, Projeto Nutribrinque, Sorrisalhaço e Acacci.

A programação inclui ainda o grande evento “Criança no Parque”, que acontece neste sábado (4), das 8 às 12 horas, onde as famílias poderão participar de diversas atividades culturais, educacionais e de lazer, como por exemplo apresentações musicais, arte em balões, pintura de rosto, teatro, dentre outras. Confira a programação.

André Sobral
Semana do Bebê
Sabrina de Souza Oliveira afirma que o leite materno fez bem para seus filhos
André Sobral
Semana do Bebê
Mirian Ribeiro gostou muito das palestras e de aprender que uma alimentação saudável influencia na amamentação

Voltar ao topo da página