Notícias

Contação de histórias em Libras encanta público no Mucane

Publicada em 07/07/2017, às 18h04 | Atualizada em 07/07/2017, às 19h20

Por Leo Vais, com edição de Rejane Gandini Fialho


Foto Divulgação
Contação de Histórias de Professores surdos no Mucane
A Libras possibilita acesso a diversos bens culturais.
Foto Divulgação
Contação de Histórias de Professores surdos no Mucane
Professores surdos do município concluíram o curso de Contação de Histórias em Libras.

Foi com emoção, criatividade e bom humor que aconteceu na tarde de quarta-feira (06), no auditório do Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane), a atividade de Contação de Histórias, realizada pelos professores surdos da Secretaria Municipal de Educação (Seme) para os alunos surdos do município.

A ação marcou o encerramento da formação pela qual passaram os professores no mês de junho, realizada pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, que tinha o objetivo de ensiná-los a arte da contação de histórias, além de celebrar o Dia da Lei Brasileira de Inclusão, comemorado na ocasião.

De acordo com o secretário de cultura, Francisco Grijó, para a construção de uma sociedade inclusiva é necessário promover o acesso à literatura e garantir o direito à cultura. “Com acesso à literatura, à emoção, acesso a este processo ligado às palavras que se transformam em histórias, em símbolos, em imagens, tudo isso pra mim é uma coisa muito importante. Por isso temos que batalhar para que todos possam ter acesso a todos os bens culturais”.

O evento começou com a apresentação teatral "A Galinha Surda", de autoria do grupo de professores surdos Waine Pegoretti Laje, Luana dos Reis Guss, Roni Antonio de Carvalho, Thiago Lima Milanezi, Fábio Pitol Coutinho, Elisangela Maria Godio Bertoli e Adriana Almeida Santana Claudiano. Também participaram da atividade as contadoras Alzira Bossois, uma das instrutoras do curso, e Marta Samor, do Grupo Chão de Letras. 

Na sequência, as histórias "O Elefante Preguiçoso", por Luana dos Reis Guss; "O Leão Poderoso", narrada por Roni Antônio de Carvalho; e "A Margarida Solitária", adaptação da história "A Margarida Friorenta", por Waine Pegoretti Laje encerraram o evento.

"É muito extraordinário esse momento de acesso à literatura. Isso é de grande importância para todos vocês, para um belo futuro”,  finalizou a professora Waine para os 40 alunos também surdos, que entravam em contato com o mundo da contação de histórias em Libras.

A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim e do projeto Viagem pela Literatura, da Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Coordenação de Educação Especial, e da Rede de Leitura Inclusiva - GT-ES.


Voltar ao topo da página