Notícias

Contação de histórias e bate-papo com escritor nos 77 anos da Biblioteca

Publicada em 20/07/2018, às 08h00

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Viagem pela Literatura com contação de histórias
Contadoras do Grupo Chão de Letras, como Alzira Bossois, vão levar várias histórias ao público

Dentro da programação dos 77 anos da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, o espaço cultural recebe, na próxima quarta-feira (25), uma série de ações, a partir das 9h30, no Casarão Cerqueira Lima, no Centro Histórico.

Abrindo as atividades, haverá contação de histórias com Alzira Bossois, Eliana Zandonade, Marcia Castro, Tiana Magalhães e Kika Amorim, do Grupo Chão de Letras, dentro do projeto Viagem pela Literatura.

Serão contadas, entre outras histórias: "Os Dois Corcundas" e "João Sem Medo" (contos populares); "O Beijo de Boa Noite”, de Eliana Zandonade; "As Três Bruxinhas”, de Marta Samor; "Emengarda, a barata", de Pierre André; e "Uma Bela Noite", de Eliana Zandonade.

Divulgação Semc
Encontro com o Escritor Fernando Achiamé
Público terá a oportunidade de conversar com o escritor Fernando Achiamé

Escritor

Às 15 horas, acontecerá o "Encontro com o Escritor". Desta vez, o convidado é Fernando Achiamé, que realizará um bate-papo sobre seus livros e uma breve fala sobre o escritor Adelpho Poli Monjardim.

Após a conversa, haverá distribuição de livros das Coleções Roberto Almada, que apresenta a biografia de autores capixabas e a análise crítica de suas obras, e José Costa, voltada para textos inéditos e re-edições sobre a história do Espírito Santo, publicados em parceria com a Academia Espírito-Santense de Letras em 2017.

Biografia

Fernando Antônio de Moraes Achiamé nasceu em Colatina, interior do Espírito Santo, em 1950. É arquivista, historiador, pesquisador associado do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Dirigiu o Arquivo Público Estadual de 1975 a 1983.

Entre 1982 e 1987, foi membro do Conselho Estadual de Cultura. Professor, atuou na cadeira de História da Arquitetura na Ufes de 1982 a 1997.

Editou diversas obras sobre história do Espírito Santo, publicou artigos e poesias esparsas em periódicos de Vitória. Autor do Guia preliminar do Arquivo Público Estadual, Catálogo dos bens culturais tombados no Estado do Espírito Santo (em co-autoria) e dos livros de poemas "A obra incerta" e "Livro novíssimo".

O livro "Memórias do passado", do padre Francisco Antunes de Siqueira, uma coletânea de crônicas sobre costumes do Espírito Santo em tempos passados, contou com edição de texto, estudo e notas de Fernando Achiamé.

Matérias relacionadas

Biblioteca Municipal vai fazer intervenção poética nos ônibus

Banca Troca de Livros será atração no aniversário da Biblioteca Municipal


Voltar ao topo da página