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Consumidores poderão registrar reclamações em aplicativo do Procon de Vitória

Publicada em 17/05/2017, às 08h00 | Atualizada em 18/05/2017, às 12h20


Imagem divulgação

Aplicativo do Procon

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A partir desta sexta-feira (19), os moradores de Vitória vão contar com mais uma ferramenta de defesa contra as infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). É que o Procon Municipal vai lançar o aplicativo "Procon Vitória", por meio do qual o munícipe vai obter orientações de como proceder diante das demandas provenientes da relação com fornecedores de bens e serviços.

O aplicativo visa otimizar a solução de conflitos entre as partes. O lançamento será na sexta, às 16 horas, no auditório da Casa do Cidadão, em Itararé.

"O aplicativo é parte do processo de inovação da gestão da Prefeitura de Vitória, que tem como premissas a rapidez, a eficiência e o uso da tecnologia, principalmente a internet, para melhor atender as pessoas. É mais um esforço que estamos fazendo para que Vitória se torne cada vez mais uma cidade inteligente, porque uma cidade inteligente presta um melhor serviço, principalmente aos que mais necessitam. Cidade inteligente se traduz em uma cidade mais justa, mais humana e mais feliz", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Como usar

Para baixar a ferramenta, o consumidor só precisa ter uma conexão com internet - wi-fi ou 3G - compatível com os sistemas operacionais IOS e Android. Depois, basta entrar na loja do seu equipamento, pressionar o botão de pesquisa e digitar "Procon Vitória", para, em seguida, instalar.

O munícipe vai poder detalhar e especificar o seu problema. Ao registrar a sua demanda, será gerado um número de protocolo, com o qual o consumidor vai poder acompanhar o andamento, bem como visualizar a conclusão do mesmo.

Outro fato importante é que o sistema será integrado ao Fala Vitória 156, ou seja, ao registrar num sistema, não haverá necessidade de fazer no outro.

Por meio do aplicativo, o consumidor vai poder também acessar o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que será disponibilizado na íntegra, e ver o ranking das empresas mais reclamadas e, assim, decidir em qual estabelecimento comprar ou assinar contrato.

Aproximação com munícipe

Para a gerente do Procon, Hérica Correa Souza, o aplicativo, que foi desenvolvido por meio da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), vem somar e modernizar as ações já desenvolvidas pelo Procon na capital na relação entre empresas e consumidores.

"O aplicativo vai aproximar ainda mais o consumidor dos seus direitos previstos em lei. A partir de agora, qualquer cidadão vai poder acessar de qualquer dispositivo com internet o aplicativo e apresentar sua demanda, que será acompanhada pelo Procon", destaca.

Sem dificuldades

A gerente do Procon de Vitória revelou que a ideia surgiu após ouvir consumidores e constatar que muitos munícipes não procuram o órgão devido à falta de informações e por conta de dúvidas de como proceder para dar entrada em sua reclamação.

"Na nossa última ação, realizada na praça Costa Pereira – alusiva ao Dia Internacional do Consumidor – vimos que muitos consumidores não se dirigiam ao Procon de Vitória alegando falta de tempo ou dificuldade de locomoção. Foi a confirmação de que precisávamos disponibilizar imediatamente algo mais acessível. O aplicativo vem preencher essa lacuna, atendendo essa parcela da população. Agora, de qualquer lugar e a qualquer hora, é só acessar, entrar e registrar a demanda", diz.


Informações à imprensa:

SEGES/SUB-COM - Prefeitura de Vitória | Tel(s).: 3382-6128 / 3382-6129

Com edição de SEGES/SUB-COM - Prefeitura de Vitória

Com colaboração de Rosa Blackman


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