Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Conselho Municipal de Segurança vai eleger novos representantes das comunidades

Publicada em 05/04/2018, às 13h19

Por Eduardo Brinco (ebvieira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral

Reunião do Plano Municipal de Segurança Urbana

Moradores poderão se candidatar para compor o Conselho Municipal de Segurança Urbana, cujas eleições vão acontecer nas conferências municipais (Ampliar imagem)

Entre 10 e 26 de abril, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) vai realizar a eleição dos novos representantes do Conselho Municipal de Segurança Urbana (Comsu). Ao todo, serão realizadas nove audiências para eleição dos conselheiros - titulares e suplentes - representantes das comunidades.

Os membros devem ser moradores de Vitória e vão integrar o Comsu por dois anos. O papel deles é representar a sua região nas questões de promoção da segurança e de prevenção à violência. No total, serão 18 nomes (dois por região), sendo nove titulares e nove suplentes, para um trabalho não remunerado.

"Os conselheiros avaliam propostas e críticas da população relativas a questões da segurança, e o resultado desse trabalho serve como diretriz para as ações que envolvem a política de segurança do município", apontou o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

Candidatura

Os candidatos às vagas de representantes no Comsu poderão se inscrever na Semsu, localizada na rua Maria de Lourdes Garcia, nº 428, edifício Maria Augusta Peterle, em Ilha de Santa Maria, das 14 às 18 horas, até a data da reunião, ou até o fim período de credenciamento, das 19 às 20 horas, na assembleia regional de cada região.

Deverão ser apresentadas as seguintes documentações:
1 – Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, sem rasuras nem ressalvas;
2 - Apresentação de documento oficial com foto;
3 – Comprovante de residência atualizado.

Cronograma

Confira na tabela e abaixo a data e o local da audiência pública de cada uma das nove regiões administrativas de Vitória:

  • 10 de abril: Região 1 (Centro), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vitória, na Rua Cais de São Francisco, 54, no Centro.
  • 11 de abril: Região 2 (Santo Antônio), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alberto de Almeida, na Rod. Serafim Derenzi, 60, em Santo Antônio.
  • 12 de abril: Região 3 (Bento Ferreira), na Emef Padre Anchieta, na Avenida João Santos Filho, na Ilha de Santa Maria.
  • 17 de abril: Região 5 (Praia do Canto), na Emef Maria Leonor Pereira da Silva, na Avenida. Desembargador Santos Neves, em Santa Lúcia.
  • 18 de abril: Região 4 (Maruípe), na Casa do Cidadão, na Avenida Maruípe, em Itararé.
  • 19 de abril: Região 6 (Goiabeiras), na Emef Marechal Mascarenhas de Moraes, na Avenida Jerônimo Verveloet, em Maria Ortiz.
  • 24 de abril: Região 7 (São Pedro), na Escola da Vida, na Rodovia Serafim Derenzi,em São José.
  • 25 de abril: Região 8 (Jardim Camburi), na Emef Elzira Vivácqua dos Santos, na Rua Italina Pereira Mota, em Jardim Camburi.
  • 26 de abril: Região 9 (Jardim da Penha), na Emef Éber Louzada Zipinotti, na Rua Natalina Daher Carneiro, 815, em Jardim da Penha.

As audiências públicas para a eleição terão início sempre às 19 horas, com término previsto às 21h.

Comsu

O Comsu é um colegiado formado por representantes do Poder Público e da sociedade civil. Como Poder Público, estão os representantes das secretarias municipais de Segurança Urbana (Semsu), Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges); do Legislativo Municipal; do Judiciário do Espírito Santo; da Polícia Militar; da Polícia Civil; do Corpo de Bombeiros; da Polícia Federal; da Universidade Federal do Espírito Santo; da Procuradoria Geral do Município; da Promotoria Criminal de Vitória; e da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo.

Como sociedade civil, estão os representantes das nove regionais; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES); do Conselho Popular de Vitória (CPV); do quadro estatutário do município; e do Movimento Nacional de Direitos Humanos. 


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site