Notícias

Conselheiros de saúde da região do Centro passam por capacitação

Publicada em 08/08/2018, às 17h25 | Atualizada em 08/08/2018, às 17h28

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Josué de Oliveira


Teve início nesta quarta-feira (8), uma capacitação voltada para os conselheiros locais de saúde da região do Centro de Vitória. Durante quatro encontros, representantes da população, dos trabalhadores e da gestão de saúde da capital deverão conhecer e refletir sobre os princípios, diretrizes e a organização do SUS, nas esferas municipal, estadual e federal, além de contextualizar a importância da função e das responsabilidades do conselheiro local de saúde.

Em Vitória, os encontros são conduzidos por diretores de unidades de saúde com o apoio da Escola Técnica do SUS (ETSUS).

Essa capacitação é realizada por região e acontece a cada mandato dos conselheiros locais, sempre com grande número de participantes. A região do Centro é formada pelos bairros Ilha do Príncipe, Vitória, Fonte Grande e Quadro.

A previsão é de que até o final desse ano todos os 480 conselheiros locais de saúde de Vitória já tenham participado desse tipo de qualificação.

Controle social

O sistema municipal de saúde de Vitória conta com espaços de participação comunitária e controle social: os conselhos locais. Atualmente, Vitória conta com 29 conselhos locais de saúde, atuando nos territórios de abrangência das unidades de saúde , regulamentados pela Lei Municipal 6606/2006 , compostos por  entidades representativas dos usuários, dos trabalhadores da saúde e da gestão.


Voltar ao topo da página