Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Confirma Vitória: setembro e outubro registram média de 17% de faltas em US

Publicada em 06/11/2018, às 15h37 | Atualizada em 06/11/2018, às 15h40

Por Alexandre Lemos (aljunior@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação

Tela do serviço Confirma Vitória

Confirma Vitória é ferramenta que otimiza a oferta de vagas nas consultas médicas (Ampliar imagem)

A média de faltas às consultas médicas em unidades de saúde de Vitória nos meses de setembro e outubro foi de 17,07%, quase 3% a menos que a meta estabelecida para este ano: 20%.

O resultado já superou, inclusive, a meta que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem para 2019, que é de 18%, e chegando próximo à intenção para 2020, de 16%, quando a economia gerada pode chegar a cerca de R$ 21 milhões por ano.

Em setembro, 13 unidades de saúde ficaram abaixo da média dos dois meses e, em outubro, 10. 

A menor média dos dois meses foi de 10,53%, na US de Santa Luiza. A diretora do local, Rebeca Bittencourt de Araújo, explicou que o empenho da equipe foi essencial.

"Desde quando o Confirma Vitória entrou em vigor, temos trabalhado para que os usuários se conscientizem da responsabilidade que têm sobre a consulta que agendam e compreendam que, uma vez que não confirmam nem cancelam, há um desperdício dessa vaga. É gratificante observar os resultados positivos desse trabalho, que visa aumentar e otimizar a oferta de vagas para a população", contou.

Confirma Vitória

Diego Alves

Agendamento Online Santo André

Pacientes podem fazer agendamento online para atendimento nas unidades de saúde da capital (Ampliar imagem)

A secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, destacou a importância da confirmação das consultas. "É fundamental que a pessoa não só confirme como também compareça à consulta, pois apenas dessa forma conseguimos otimizar os dados e damos ainda mais celeridade à marcação de consultas para outras pessoas", disse.

A queda no número de faltas às consultas vem acontecendo desde o início do ano, com a implantação do Confirma Vitória. Após a consulta agendada, os pacientes recebem um torpedo oito dias antes da consulta solicitando a confirmação ou o cancelamento.

O morador pode fazer sua confirmação com até dois dias antes pelo computador, tablet ou celular (por meio do aplicativo Vitória Online). Caso não confirme, a vaga retorna ao sistema, sendo novamente disponibilizada para outros pacientes.

Caso o paciente confirme e não compareça à consulta, ele somente poderá utilizar o agendamento online novamente após justificar sua falta presencialmente na unidade de saúde onde é atendido.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site