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Confirma Vitória permite reaproveitamento de quase 7 mil vagas no mês de julho

Publicada em 12/08/2019, às 10h30

Por Giovana Rebuli Santos (girsantos@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação

Tela do serviço Confirma Vitória

Pessoas que precisam faltar às consultas podem avisar às unidades de saúde suas ausências (Ampliar imagem)

Graças ao Confirma Vitória, 6.738 vagas de consultas agendadas em julho que seriam perdidas pela falta dos pacientes puderam ser reaproveitadas. A adesão das pessoas ao sistema tem aumentado: em 2017, o percentual de faltosos era de 28% ao mês, enquanto em julho deste ano, a média foi de 19,31%.

Das 29 unidades de saúde, 15 tiveram menos de 19% de faltosos em julho: Maria Ortiz, Jardim da Penha, Praia do Suá, Jardim Camburi, Bonfim, Santa Luiza, Bairro da Penha, Ilha de Santa Maria, Jabour, Bairro República, Itararé, Maruípe, Bairro do Quadro, Andorinhas e Consolação.

Maria Ortiz

Entre as unidades que tiveram menos faltosos, a US Maria Ortiz se destaca por registrar o menor índice percentual de abstenções: 12,04%.

A diretora da US, Cláudia Figueiredo Viana, acredita que a comunidade está muito consciente da sua responsabilidade e sua participação no processo de garantir que os serviços estejam disponíveis para aqueles que precisam.

"Nossa equipe fez um trabalho explicando como o sistema de vagas funciona e as pessoas que utilizam nossos serviços têm se mostrado muito sensíveis e preocupadas em avisar quando percebem que irão faltar. É um trabalho de todos, servidores e comunidade", declara Cláudia.

Sistema

Desde a implantação do Confirma Vitória na rede de saúde da capital, as pessoas que precisam faltar às consultas podem avisar às unidades de saúde suas ausências, de forma que essa vaga não seja perdida e retorne ao sistema de vagas e possa ser preenchida por outro paciente.

Também aquele que não confirma sua presença com antecedência de até 2 dias pelo computador, tablet ou celular, por meio do aplicativo Vitória Online, pode ser sua vaga retornada ao sistema e disponibilizada para outros pacientes.

A ferramenta foi desenvolvida pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI).

Meta

Em parceria com a Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem como meta diminuir o índice de faltas para 18% até o fim de 2019 e 16% em 2020.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


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