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Confirma Vitória diminui em 29% o número de faltas no primeiro quadrimestre

Publicada em 10/05/2018, às 14h52

Por Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação

Tela do serviço Confirma Vitória

Ferramenta Confirma Vitória tem como principal objetivo organizar o acesso às consultas agendadas nas unidades de saúde da capital (Ampliar imagem)

A ferramenta Confirma Vitória, que tem como principal objetivo organizar o acesso às consultas agendadas nas unidades de saúde da capital e otimizar a oferta de vagas, tem mostrado bons resultados. No primeiro quadrimestre de 2018, a plataforma ajudou a diminuir em 29% o número de faltas. No primeiro quadrimestre de 2017, as faltas chegaram a 68.112 e, no mesmo período deste ano, caíram para 48.323.

Desde o início do ano, a confirmação e o cancelamento das consultas passaram a ser obrigatórios. Se o paciente confirmar e não comparecer à consulta, ele somente poderá utilizar o agendamento online novamente após justificar sua falta presencialmente na unidade de saúde onde é atendido. A principal queixa dos pacientes para o não comparecimento é o esquecimento.

"Precisamos que as pessoas valorizem o recurso público e tenham responsabilidade. Cada falta representa um desperdício de dinheiro público e uma pessoa a mais que deixa de ser atendida", afirmou a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Vander Borges, destacou que o Confirma Vitória é uma olhar da gestão sobre a melhor utilização dos recursos públicos. "Com o Confirma, compartilhamos com o munícipe a responsabilidade na participação. Cada atendimento em que o paciente confirma sua ausência, ele libera essa vaga para o sistema para que outro munícipe possa utilizar. A utilização de ferramentas tecnológicas como o Confirma e o agendamento online de consultas visa trazer o conforto para a população e utilizamos ainda melhor o recurso público", disse.

Meta

Em parceria com a Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem como meta diminuir o índice de faltas para 20% em 2018, 18% em 2019 e 16% em 2020.

No último mês, o índice de faltas nas 29 unidades de saúde foi de 18,88%; em março, de 18,52%; em fevereiro, de 26%; e, em janeiro, de 23,91%.

Ranking

Leonardo Silveira

Área de Internet Livre e fachada da Unidade de Saúde Bairro do Quadro

Unidade de Saúde do Bairro do Quadro está entre as US que apresentaram menos faltas em abril deste ano (Ampliar imagem)

Em abril, 18 unidades ficaram abaixo da média do índice de faltas do mês: Ilha de Santa Maria (13,60%), Jardim da Penha (14%), Santo André (14,29%), do Quadro (14,30%), Bairro República (14,40%), Fonte Grande (15,64%), Jabour (15,84%), Andorinhas (16,07%), Maruípe (16,25%), Grande Vitória (16,25%), Praia do Suá (16,48%), Bonfim (16,75%), Alagoano (17,63%), Vitória (17,82%), Santa Martha (18,13%), Maria Ortiz (18, 19), Jardim Camburi (18,69%) e São Cristóvão (18,74).

Economia

No último ano, o número de faltas ultrapassou 206.384 consultas, sendo que mais de 48% são apenas de consultas médicas e o restante, de atendimento odontológico, psicólogo e enfermeiro de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Na Atenção Básica, o valor da consulta é de R$ 103,39 e a perda anual é de R$ 21.315.399,35. Isso significa uma perda total mensal de R$ 1.776.283,28.

Com a confirmação ou o cancelamento da consulta, a Prefeitura de Vitória pretende economizar o equivalente a R$ 21 milhões por ano.

Confirma Vitória

Após a marcação da consulta, o usuário recebe um torpedo oito dias antes da consulta solicitando a confirmação ou o cancelamento no sistema. O morador pode fazer sua confirmação com até dois dias de antecedência pelo computador, tablet ou celular (por meio do aplicativo Vitória Online).

As consultas canceladas ou não confirmadas retornam para o sistema, sendo novamente disponibilizadas para outros pacientes.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


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