Notícias

Concretada tampa da galeria na avenida Maruípe

Publicada em 04/08/2017, às 17h00 | Atualizada em 04/08/2017, às 18h23

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Marcus Monteiro


Central de Serviços
Maruípe concretagem 1
A tampa da galeria foi retirada após constatado o dano
Central de Serviços
Maruípe concretagem 4
Hoje uma nova tampa foi concretada

A tampa de concreto da galeria de drenagem sob a avenida Maruípe foi concretada com sucesso durante esta sexta-feira (04). Agora é só aguardar a tampa ter a resistência suficiente para o tráfego de veículos pesados. A tampa foi retirada após trincar, provocando risco para o tráfego.

Para acelerar a liberação da pista foi aplicado um concreto com maior resistência inicial e com aditivos que aceleram o processo de endurecimento. Desta forma conseguimos atingir a capacidade de carga necessária para suportar o trânsito de veículos em tempo menor. Agora é esperar o resultado. 

O trecho em obras permanecerá sinalizado e interditado ocupando uma das faixas de tráfego da avenida no sentido Reta da Penha – Centro. Todos os dias guardas municipais estão controlando o trânsito, que está fluindo em duas faixas de tráfego para o sentido da via que apresenta maior retenção (trânsito lento).

A peça danificada tem quatro metros de comprimento por dois metros de largura e 28 centímetros de espessura. Com o peso de 5,4 toneladas (equivalente ao peso de mais de cinco carros populares) a recomendação dos engenheiros foi pela confecção da nova peça no local.

As tampas das galerias deste trecho da avenida Maruípe servem de teto para as galerias que transportam as águas das chuvas de 17 bairros da Grande Maruípe para a estação de bombeamento de águas pluviais doutor Antônio da Silva Pinto, em Santa Luíza, passando inicialmente pelo Horto de Maruípe.

Macrodrenagem

A rede de macrodrenagem da cidade de Vitória formada pelas galerias em formato prismático (seção quadrada ou retangular) e com dimensões acima de 60 centímetros conta com 41.948 metros. São galerias construídas em concreto, a partir da decada de 1970, cuja cobertura é o piso das principais vias da cidade.

Vitória conta com galerias abaixo de avenidas como Reta da Penha, Paulino Müller, Maruípe, César Hilal, Jair Etiene Dessaune, Presidente Costa e Silva, por exemplo. Uma em cada dez ruas da maioria dos bairros da cidade contam com galerias com as mesmas dimensões. É rotina diária vistoriar o estado de conservação das galerias. Substituir as tampas trincadas também.

Central de Serviços
Maruípe concretagem 3
Os operários espalham o concreto na forma
Central de Serviços
Maruípe concretagem 6
Com a tampa concretada a interdição continua e a guarda municipal vai orientar o trânsito

Voltar ao topo da página