Notícias

Comunidades discutem prioridades para elaboração do PPA

Publicada em 04/07/2017, às 17h30 | Atualizada em 04/07/2017, às 17h30

Por Kennya Gava, com edição de Josué de Oliveira


Carlos Antolini
04 Reunião do PPA
Para Gandini, é preciso saber quais as necessidades da cidade para gastar bem os recursos neste momento
Carlos Antolini
04 Reunião do PPA
Lideranças dos bairros Estrelinha, Romão, Bonfim, Maruípe e Redenção fizeram suas sugestões ao PPA

Compartilhar com a cidade o seu plano de ação consolidado até o momento, extrair informações e absorver ideias para o Planejamento Estratégico, além de criar parcerias para atingir as metas do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021. Com esses objetivos, a Prefeitura de Vitória vem desde o último dia 20 realizando reuniões com as comunidades na etapa pública compartilhada.

Nesta terça-feira (4) foi a vez das lideranças dos bairros Estrelinha, Romão, Bonfim, Maruípe e Redenção fazeram o registro das sugestões, além de indicações das principais demandas para os bairros e as potencialidades das comunidades. Ao todo, serão realizadas cerca de 30 reuniões no Palácio Municipal, até o mês de agosto, com lideranças comunitárias, conselhos e associações de moradores.

Demandas

As principais demandas apresentadas pelas comunidades foram: academia popular, melhorias na segurança, construção de praça, reforma de escola, nova unidade de saúde, corrimão nas escadarias, implantação de posto da Guarda Municipal, cobertura de galeria, criação de rota turística de favela, cobertura de quadra.

Todas serão classificadas por área e servirão como pré-requisito para a etapa final do Planejamento Estratégico e do PPA, onde serão feitas a seleção e a priorização dos projetos de acordo com os critérios estabelecidos.

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, falou sobre os objetivos das oitivas, sobre os cortes de gastos feitos pela administração, apresentou as entregas já feitas desde 2013 e os desafios estruturantes do PPA.

“Com a crise financeira e a baixa arrecadação estamos buscando parcerias com várias instituições financeiras. A capacidade de endividamento do município está sob controle e não temos dificuldade com a captação de recursos. Precisamos saber quais as necessidades da cidade para gastar bem os recursos neste momento. Por isso é tão importante essa fase do PPA de ouvir as comunidades e definir em conjunto as prioridades para Vitória”, explicou Gandini.

Realidades

Para Sharlene Majeski Guimarães, do bairro Bonfim, a reunião é uma oportunidade de cada comunidade expor seus desejos. “Essa aproximação da comunidade com a Prefeitura é uma oportunidade de a gente falar a realidade que vive nos diversos segmentos. Cada bairro tem uma necessidade diferente, seja na área saúde, educação ou segurança. Com isso a prefeitura discute a real possibilidade de atender as demandas solicitadas”.

Marcelo Cabral, do Romão, está confiante que os investimentos serão realizados. “É uma forma diferente de discutir com a prefeitura e outras comunidades de várias partes da cidade e confrontar com realidades diferentes da nossa. A expectativa é grande, já que esta forma de planejamento traz a justiça e a democracia nos investimentos que serão feitos em Vitória”.

A próxima reunião acontece nesta quinta-feira (06) com os bairros Ilha do Frade, Fradinhos, Itararé, Universitário e Jaburu.

Já no mês de agosto, paralelo às reuniões com as lideranças, toda a população poderá participar com propostas para a gestão por meio da internet. No PPA Online, no site da Prefeitura ou no aplicativo Vitória Online, o morador vai votar nos projetos e ações que achar mais importante para construir uma Vitória ainda melhor.

Carlos Antolini
04 Reunião do PPA
Para Sharlene Majeski, do bairro Bonfim, a reunião é uma oportunidade de cada comunidade expor seus desejos
Carlos Antolini
04 Reunião do PPA
Marcelo Cabral, do Romão, está confiante que os investimentos serão realizados na comunidade

Voltar ao topo da página